SES realiza ação educativa em Neópolis
No último final de semana, uma equipe da Gerência de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES) esteve no município de Neópolis, situado a 121 km da capital, para realizar uma ação educativa sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST) na feira da cidade. O comércio popular da cidade ribeirinha é um dos mais movimentados da região e, por conta disso, a Secretaria de Estado da Saúde visitou o local com o objetivo de levar à população serviços como aferição da pressão arterial, dosagem da glicemia e atendimento ginecológico e campanhas de educação em Saúde.
A SES disponibilizou preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante e exibiu painéis sobre as DST, com destaque para a Sífilis. A equipe da Saúde percorreu, juntamente com os profissionais do município, todas as ruas da feira. O trabalho foi orientar as gestantes e demais mulheres sobre a importância do pré-natal na prevenção da sífilis congênita, que é considerado um problema de saúde pública que já atingiu, somente neste ano, mais de 200 crianças em Sergipe.
“Levar informações aos feirantes e compradores também sobre o uso correto e consistente da camisinha foi outro objetivo da ação. Muitos feirantes revelaram que não se preocupavam com o uso do preservativo, justificando o fato de serem casados. Por conta de depoimentos desse tipo, explicamos que a Aids tem aumentado, principalmente em mulheres casadas, sendo importante que os casais conversem sobre a adoção da prática do sexo mais seguro, usando inclusive a camisinha masculina ou feminina”, explicou o gerente do programa de DST/Aids da SES, Almir Santana.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]