SES e Sejuc avançam na assistência à saúde da população carcerária
Cumprir o que determina os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS): equidade, universalidade e integridade. Esses princípios garantem para qualquer brasileiro o direito a saúde, que é um dever do Estado, Municípios e União. A partir deste preceito é que as Secretarias de Estado da Saúde (SES) e Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc), junto com os municípios sergipanos, se juntaram para garantir a assistência à saúde da população carcerária de Sergipe.
Desdobramento de outras duas reuniões, o Governo do Estado prepara a assistência do publico encarcerado através das equipes do Programa Saúde da Família (PSF), que também realizará ações de promoção à saúde. Ações de assistência e promoção à saúde no presídio também tem como objetivo evitar doenças comuns a esse público como, por exemplo, problemas respiratórios, pele e tuberculose.
Para o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, a política de assistência aos presidiários será consolidada com a participação dos municípios. “A população carcerária tem certas peculiaridades, como o confinamento, um perfil epidemiológico e um risco social. Para que essa população possa ser assistida os entes federados têm de somar esforços”, afirmou Guimarães.
De acordo com o assessor geral da Sejuc, Elder Sandes Vieira, o plano que está sendo construído pelo Governo do Estado é inovador. “Nós temos hoje um quantitativo mínimo de profissionais da área de saúde. A gente pretende formar a política para que tenhamos médicos, enfermeiros, auxiliares para atender, de fato, os nossos presos. Nós já demos um salto qualitativo para na alimentação, que também é saúde, porque a consequência da alimentação ruim é prejudicial”, disse Sandes.
O assessor da Sejuc ainda ressaltou a importância da saúde de qualidade para a ressocialização do detento. “Ter saúde é ser saudável. Isso ajuda o preso que trabalha no sistema prisional, quando nós temos políticas de ressocialização voltadas nesse sentido, e é evidente que a saúde é básica para todos”, concluiu.
Também participaram da reunião o secretário de Saúde de Nossa Senhora do Socorro e presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) de Sergipe, Saulo Eloy, técnicos e gestores da Diretoria de Atenção Integral à Saúde (Dais), coordenação de Atenção Básica e Assistência Farmacêutica da SES.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- SES e Sejuc avançam na assistência à saúde da população carcerária – O secretário de Estado da Saúde
- Antônio Carlos Guimarães