[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) – com apoio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e em parceria com a Secretaria de Saúde de Aracaju – realizou nesta segunda-feira, 1º, mais um evento em alusão ao dia mundial de combate as hepatites virais. Trata-se da oficina voltada para 150 profissionais que trabalham em salão de beleza (manicures, pedicures e podólogos), parteiros e tatuadores.
 
A oficina, realizada no auditório da Faculdade de Sergipe (Fase), foi uma integração das áreas de Vigilâncias Epidemiológicas e Vigilâncias Sanitárias das duas secretarias. O tema da Aids também foi reforçado pelo Programa Estadual de DST/Aids da SES, através de palestras interativas com a população.
 
De acordo com a responsável técnica pelo Programa de Hepatites Virais, Áurea Dantas, o evento é uma forma de capacitar e conscientizar os profissionais que pertencem ao grupo de risco. “Abordamos temas para ensiná-los sobre os cuidados que eles devem ter para não haver contagio da hepatite. Falamos sobre a vacina como método de prevenção, a esterilização de materiais, diagnóstico e tratamento das hepatites”, disse a técnica.
 
Os cuidados para evitar transmissão da doença não são negligenciados pela manicure Edneide Nunes, que trabalha em um salão de beleza e por conta própria através de atendimento em domicílio. Ela já participou de outras oficinas sobre os cuidados com a hepatite e procura orientar as clientes. “No salão há espaço para que cada cliente guarde seus alicates, tesouras e espátulas. Já as lixas e os palitos de unha são usados uma única vez. Quando a cliente não utiliza o material próprio, nós usamos um material devidamente esterilizado em autoclave”, disse a manicure.
 
Hepatite

 
A hepatite é uma inflamação no fígado causada por uso abusivo de álcool, certos tipos de medicamentos e, principalmente, por infecções pelos vírus A, B e C. Todos os tipos de hepatites têm tratamento e os tipos A e B têm vacina. “A hepatite tipo A é adquirida, geralmente, na infância, através da ingestão de água contaminada por fezes. Já os tipos B e C são adquiridos na vida adulta através de relação sexual e contato com sangue contaminado”, disse o médico da SES, Maurício Pacheco.
 
O tratamento da hepatite é realizado no centro de hepatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e os remédios são fornecidos pelo Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case). Os pacientes são acompanhados mensalmente pela equipe médica durante o tratamento que tem duração variável.
 
“Devem procurar os Centros de Testagem e Acolhimento ou as Unidades Básicas de Saúde para realização de exame de sangue, ao menos uma vez por ano, aquelas pessoas que tomaram transfusão de sangue antes do ano de 1992, profissionais de saúde, beleza, sexo, além de pessoas casadas com pacientes portadores de hepatite crônica”, explicou Pacheco.
 
DST/Aids

 
Para complementar as discussões sobre as hepatites virais, o médico e coordenador do programa Estadual de DST/Aids, Almir Santana, palestrou aos presentes sobre as diferenças e semelhanças da hepatite B e Aids, além de informações básicas sobre o HIV. “A transmissão da hepatite B se dá através do sexo sem camisinha, do contato com sangue contaminado e da mãe para o bebê, semelhante ao HIV. No entanto, a doença tem cura”, explicou Santana.
 
Outras ações

 
O coordenador do programa Municipal de DST/Aids e hepatites virais da Secretaria de Saúde de Aracaju, Andrey Lemos, informou que outras iniciativas acontecerão para chamar a atenção de adolescentes. “Faremos uma ação no dia do estudante, comemorado em 11 de agosto, na escola municipal Vitória de Santa Maria. Depois nós selecionaremos algumas escolas da rede municipal de ensino para aplicar a vacina nos estudantes adolescentes a partir do mês do setembro. Com essas atividades queremos sensibilizar não só os estudantes, mas toda comunidade escolar da importância da prevenção da hepatite B”, afirmou Lemos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.