[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Pela primeira vez, os servidores públicos do Estado estão sendo capacitados em Business Intelligence (BI). Conhecido também como Inteligência Empresarial, o BI é um banco de dados cujo objetivo é trazer mais agilidade nas informações do Estado. O curso, que está sendo ministrado na Escola de Governo, é direcionado para servidores que trabalham na área de informática e folha de pagamento.

Segundo o secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto, esse curso vem para capacitar ainda mais o servidor. “Essa é mais uma ação do governo Marcelo Déda dentro da política de valorização do servidor público do Estado”, disse.

Para o assessor de informática da Sead, Zarath Rocha, “o Business Intelligence é uma importante ferramenta para tomada de decisão”. Segundo ele, a partir desse recurso qualquer informação referente à folha de pagamento pode ser obtida em pouco tempo, com maior certeza e com mais precisão. “É uma mudança de pensamento de como abordar os dados da folha”, disse.

De acordo com o diretor da Escola de Governo, Gustavo de Andrade, o BI é resultado de um projeto da Superintendência Geral de Recursos Humanos (SGRH/Sead), em parceria com a empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis). “Surgiu no intuito de dar mais agilidade e precisão nos dados da folha de pagamento do Estado”, informou.

Para o administrador de banco de dados da Secretaria de Estado do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano (Seplan), Kleber Barbosa, o curso é de grande importância porque renova o conhecimento do servidor acerca de novas tecnologias. “Isso ajuda bastante o nosso trabalho. O BI é um banco de dados e vem para nos dar agilidade no envio das informações. A Secretaria de Administração está implementando esse serviço e cabe a gente se inteirar com essa evolução”, pontuou.

Outros cursos

A Escola de Governo deu início, nesta semana, a três outros cursos: “Gestão de projetos”; “Gestão para resultados” e “Cerimonial, protocolo e eventos”. Além desses, também estão sendo ofertados os cursos de Informática com quatro turmas, totalizando aproximadamente 180 alunos.

“Os cursos estão apenas começando a acontecer”, explicou o diretor da Escola de Governo, Gustavo de Andrade. A programação para 2010 está baseada no levantamento que foi feito a partir das necessidades dos órgãos e entidades do Estado.

A meta da escola é de realizar durante todo o ano de 2010 cerca de 40 cursos distribuídos em cinco áreas: ‘Planejamento e gestão’; ‘Administração financeira e orçamentária’; ‘Comunicação e motivação’; ‘Compras governamentais’ e ‘Informática’.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.