Servidores municipais e técnicos do TCE participam de curso sobre pregão
O objetivo do curso ministrado pelo professor Cláudio Barreto, da Esaf – Escola de Administração Fazendária -, órgão do Ministério da Fazenda, é formar técnicos capazes de fiscalizar todo o processo que envolve essa nova modalidade de licitação. O treinamento inclui a demonstração do sistema do portal cidadecompras.com.br, mantido pela CNM. “O cidadecompras tem por objetivo simplificar a aquisição de bens e serviços dos municípios brasileiros, de forma integrada, minimizando os custos de investimentos e manutenção. É um instrumento que subsidiará as funções gerenciais, facilitando e agilizando a tomada de decisões, automatizando os processos de compras de acordo com a legislação vigente”. Segundo Cláudio Barreto, o cidadecompras é um sistema que possibilitará a informatização de todo o processo de aquisição de bens e serviços, nas modalidades de dispensa de licitação, convite eletrônico, pregão eletrônico e cotação eletrônica.
O professor acredita que a iniciativa da Prefeitura de Aracaju em investir no pregão (tanto presencial, quanto eletrônico) poderá reduzir os custos finais com as compras do município em 20% e agilizar o processo. “Um processo de pregão demora, em média, 40 dias. Em uma concorrência, por exemplo, a média é de nove meses”. O professor já ministrou curso para servidores de prefeituras como Salvador, Vitória, Fortaleza e Juiz de Fora. Em Aracaju, ele ministrou, em dezembro de 2002, um curso para a formação de pregoeiros.
O treinamento será realizado das 8 às 13h, no auditório do Tribunal de Contas de Estado de Sergipe (Palácio Governador Albano Franco – Avenida Conselheiro Maciel Porto, s/n – Centro Administrativo).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]