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Nesta terça-feira, 24, servidores de diversos órgãos do Governo participaram da primeira aula do Curso de Administradores Locais do Sistema para Gestão Eletrônica de Documentos e Processos – e-Doc Sergipe. A iniciativa faz parte das ações empreendidas pela Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) e Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) para aprimoramento da ferramenta administrativa do Estado.

A capacitação, que atenderá cerca de 150 funcionários, vai aprimorar as habilidades de elaboração, edição e tramitação de documentos eletrônicos como Comunicação Interna (CI) e Ofício, além de cadastro e gerenciamento de usuários no sistema. “Os administradores locais são fundamentais na viabilização de toda estrutura dentro dos órgãos para eliminação do papel na comunicação oficial e para mudança da cultura administrativa”, explicou a superintendente de Modernização da Gestão e Atendimento ao Cidadão da Seplag, Deborah Aroxa.

O objetivo da Emgetis e da Seplag é reforçar no Governo a dinâmica prevista no Decreto Estadual nº 26.510/2009, que institui o e-Doc Sergipe, atuando em conjunto com os órgãos para transformar definitivamente a sistemática de tramitação física de documentos e processos. “Queremos que o Governo atue efetivamente com a sistemática digital, garantindo mais agilidade, segurança e economia nos processos administrativos”, enfatizou Deborah.

“É importante que os administradores locais aproveitem a oportunidade para esclarecer todas as dúvidas e conhecerem todas as novidades do sistema, pois neste ano de 2012 a comunicação com os atores envolvidos com o e-Doc Sergipe será ainda mais efetiva”, destacou a gerente de Governança e Inovação da Emgetis, Sueli Bacelar. Ela acrescentou que os administradores locais atuarão como multiplicadores do conteúdo do curso dentro dos seus respectivos órgãos. Para tanto, a equipe da Emgetis e da Seplag vai garantir todo o suporte didático – fornecido pela Escola de Governo -, como apostilas, exercícios, estatísticas e fóruns disponibilizados no site do e-Doc que está em desenvolvimento.

Nesta turma participam servidores da Seplag, Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Energético Sustentável (Seinfra), Secretaria de Estado de Governo (Segov), Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), Vice-Governadoria, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc), Fundação Renascer, Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Ipesaúde, Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), Departamento Estadual de Saneamento e Obras (Deso), Polícia Militar, Codise, Corpo de Bombeiros e Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur).

Expectativa

Para o administrador local da Seed, Joelson Soares de Jesus, o empenho da Seplag e da Emgetis vai fortalecer o trabalho de implementação do sistema. “É muito positivo e benéfico todo esse suporte, pois vamos ter o apoio que precisamos para mudar a cultura de tramitação na secretaria que conta com nove Diretorias Regionais, distribuídas geograficamente em municípios distantes da capital. Ou seja, o e-Doc garante a agilidade na comunicação entre as unidades. Eu sou um defensor desta solução”, reiterou.

O administrador local da Segov, Ricardo Cruz, concorda com o colega. “A transparência gerada a partir do sistema é extremamente importante, já que os envolvidos nos processos podem acompanhar todo o trâmite dos documentos em um sistema intuitivo, bem semelhante ao funcionamento de um e-mail”.

A ação de reforço nas capacitações atenderá também os gestores de processos e os usuários do sistema. Os primeiros iniciaram o treinamento na segunda, 23, no curso de Gerenciamento de Processos de Negócio, promovido na Seplag. Já os usuários serão orientados pelos administradores locais, que receberão todos os recursos necessários oferecidos pela Secretaria e pela Emgetis.

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