Servidores do HUSE participam do Encontro Sergipano de Corais
O Coral Pyrilampis, formado por servidores do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), foi uma das atrações do XVIII Encontro Sergipano de Corais (ESCO), que aconteceu na última sexta-feira, 11, no Teatro Atheneu, em Aracaju.
Durante o evento, que celebrou os 40 anos de fundação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o coral chamou a atenção não só pelo repertório diversificado com predominância de cantos regionais, mas também pelo novo figurino.
O ‘pereline’ branco, traje usado pelos integrantes, foi disponibilizado pelo HUSE e ganhou características regionais com a aplicação de flores do tecido de chita. "Com essa roupa, nosso desempenho no palco ficou mais alegre", disse a auxiliar de enfermagem Zenóbia de Santana.
Histórico
O coral existe há cinco anos e foi batizado de Pyrilampis em referência ao vaga-lume que sempre acende uma luz no escuro. "Nossa proposta é mostrar que a luz pode estar presente mesmo dentro de um hospital, onde o contexto é de dor e desesperança", explica a regente voluntária Maria Gorete Almeida, técnica em enfermagem.
O grupo conta atualmente com a participação de aproximadamente 20 componentes funcionários da unidade hospitalar, entre oficiais administrativos, profissionais de enfermagem, fisioterapeutas e zeladores.
Desde que o projeto musical começou a ser divulgado, o coral já recebeu vários convites para se apresentar em outros estados, como Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Uma satisfação para a regente, que divide o tempo com as atribuições do Centro Cirúrgico. "É um prazer muito grande de que eu não abro mão", enfatiza.
Humanização
O Coral Pyrilampis é mais uma das ações desenvolvidas pela Humanização do HUSE. De acordo com a coordenadora do setor, Fátima Bastos, o trabalho musical só traz benefícios para quem participa. "Incentivamos a arte porque sabemos que ela resulta na melhoria da auto-estima de cada integrante", opina.
A coordenadora administrativa do HUSE, Cristiane Prado, prestigiou a apresentação no Teatro Atheneu e faz questão de reforçar o apoio da gestão a iniciativas como esta. "A rotina dentro de um hospital não é fácil e manifestações que envolvem música conseguem dar novo sentido à vida de qualquer pessoa", completa.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Servidores do HUSE participam do Encontro Sergipano de Corais – Foto: Márcio Garcez/Saúde