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A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), através da Superintendência de Modernização da Gestão e Atendimento ao Cidadão (Sumog) promoveu na manhã desta quinta-feira, 24, a palestra “Certificação Digital Aplicada ao Governo”. O  objetivo foi oferecer aos servidores da casa, além dos de outras secretarias e órgãos, mais informações sobre a importância da digitalização de processos dentro da administração pública.
 
Na visão do sub-secretário de Estado de Administração e Logística da Seplag, Walter Pereira Lima, o evento foi importante porque o Governo do Estado e, consequentemente, a Seplag, estão dando um grande passo tecnológico: a digitalização dos processos através do e-Doc, que vai precisar da certificação digital. “Estamos nos inserindo dentro de um contexto que já é realidade pelo Brasil afora. Em Sergipe, temos o excelente caso do Tribunal de Contas e de diversas outras esferas da administração pública, então não podemos ficar de fora”, convoca o sub-secretário.
 
E a palestra, para a superintendente de Modernização da Gestão e Atendimento ao Cidadão, Deborah Arôxa, veio em ótima hora. “Estamos evoluindo por partes, pois é preciso mexer com a questão cultural do uso do papel. Primeiro, estamos trocando os processos tanto digital, como manualmente. Em uma segunda etapa é que retiramos os papéis. Na próxima semana, por exemplo, todos os superintendentes da Seplag já estarão totalmente inseridos no e-Doc”, revela.
 
Economia

Para exemplificar sobre a economia que a digitalização dos processos fornecerá ao Governo do Estado, a superintendente Deborah Arôxa citou o caso da própria Seplag. Segundo ela, a secretaria gasta em média 87 mil folhas de papel e 305 tonners por mês. Com o uso exclusivo do e-Doc, passará a gastar apenas R$ 165 por certificação digital que, ainda por cima, é válida por três anos.
 
Na análise da palestrante Cristiane Pereira, executiva de negócios da Certisgn, isso significa também economia de tempo. “Além de contribuir para a diminuição dos gastos, os processos serão automatizados. O servidor poderá incluir um pedido num determinado horário e ele chegará no mesmo instante ao destinatário. Processos como este demoravam até dias”, relata a executiva.
 
E Cristiane Pereira ministrou a palestra representando a Certisign porque é a empresa responsável pela certificação digital dos servidores do Governo de Sergipe. Isso porque ela está entre as credenciadas pela Presidência da República para este tipo de serviço.
 
Para o servidor da Seplag, Romário Batista Costa, do Comprasnet, a palestra foi elucidativa. “O e-Doc é um ótimo serviço, já que vai proporcionar economia de tempo e de dinheiro ao Estado. No meu trabalho, me ajudará no tempo e na praticidade”, analisa Romário.
 
Por sua vez, Maurisergio de Franca Reis, da Segrase, acredita que o e-Doc irá contribuir para a modernização da administração pública. “Acredito que será uma forma de unificar os serviços do Estado e trazer ainda mais segurança na tramitação de processos”, aponta o servidor.
 
Quer ficar por dentro de todas as informações a respeito do e-Doc e certificação digital? Fique atento aos Informativos e-Doc Sergipe, que estão sendo enviados pela Seplag diariamente. Nele, são colocados tutoriais explicativos, imagens e dicas elaboradas pela Escola de Governo. Além disso, você pode agendar seu treinamento sobre e-Doc pelo 3226-2212 ou ainda pelo www.escola.se.gov.br.

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