Servidores discutem implantação de sistema eletrônico de compras na PMA
Durante a reunião, o grupo de trabalho recebeu o material organizado pela Semad contendo um projeto para a implantação do sistema eletrônico de compras na Prefeitura de Aracaju e a legislação existente sobre o tema. “Com o andamento dessas discussões, acreditamos que será possível a implantação do novo sistema já a partir de janeiro de 2003”, explica Oliveira Júnior. Para isso, a Prefeitura primeiro irá selecionar um sistema que atenda às necessidades locais. “Depois, iremos regulamentar os procedimentos necessários através de decreto, e iniciar o treinamento de pregoeiros, escolhidos entre servidores de carreira, além de divulgar amplamente a sistemática de compras eletrônicas para os fornecedores do município e empresas interessadas”.
O sistema
O sistema eletrônico de compras é um conjunto de aplicações, cuja comunicação com o usuário se dará de forma interativa, através de um endereço eletrônico amplamente divulgado para esse fim. Nesse endereço, o fornecedor irá se cadastrar e obter uma senha que o possibilitará participar e acompanhar todo o processo de compras efetuado pela Prefeitura de Aracaju.
Dentre as muitas vantagens oferecidas por esse sistema, estão o aumento da transparência, agilidade e total confiabilidade e segurança no processo. O novo sistema é capaz de incrementar a competitividade, dando oportunidade à competição aberta e permitindo o ajuste das propostas com base no conhecimento mútuo das mesmas entre os participantes. Outra grande vantagem é a participação ampla e irrestrita dos fornecedores nos processos de compras, assegurando-lhes a pontualidade no pagamento. A iniciativa irá, ainda, evitar compra de materiais ou estoque duplicados, reduzindo gastos.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Servidores discutem implantação de sistema eletrônico de compras na PMA – Fotos: Abmael Eduardo AAN