[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta quarta-feira, 19, servidores da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) assistiram a uma rápida palestra sobre saúde ambiental e o programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O evento faz parte da programação da Semana de Saúde Ambiental proposto pela A3P.

Iniciando as atividades, o secretário do Meio Ambiente, Genival Nunes falou sobre a Saúde Ambiental e a A3P. Destacou que a saúde ambiental foi articulada em 1999 e tem legislação específica sobre esse tema, que começa a ser discutido nas universidades e já tem curso de mestrado. 

Segundo Genival, o ambiente de trabalho faz parte do meio ambiente. “É preciso ter consciência para mudar o nosso ambiente de trabalho, deixá-lo mais agradável. Isso tem muito a ver com a A3P, que é a mudança da administração pública com a questão ambiental e com mecanismos de sustentabilidade”.

Para ele, é preciso criar a consciência de não jogar no lixo o que pode ser reutilizável, não gastar muita água nos banheiros, não utilizar copo descartável, desligar a luz, o ar condicionado e o computador ao final do expediente. “É preciso tornar o ambiente de trabalho saudável e sustentável”, frisou.

Após a exposição do secretário, os servidores da Semarh e Adema participaram da Ginástica Laboral. Patrícia Morgana, do Programa Laboral do QualiVida da Secretaria da Educação comandou a ginástica proporcionando um momento de relaxamento, saúde física, mental e ambiental.

Para o chefe da Asplan/Semarh, Wellington de Santana, o momento vivido hoje, primeiro dia da semana da saúde ambiental, diz muito da importância que é a busca por uma melhor qualidade de vida no trabalho.  “Foi um momento bonito, bastante participativo e de grande valor para cada um dos servidores presentes. Classifico a iniciativa como altamente positiva e necessária que seja permanente”.

A chefe de gabinete da Adema, Katiene Barcelar, avaliou como positiva a iniciativa do evento. “Gostei muito. Sempre quis que a Adema e a Semarh pensassem mais na saúde ambiental dos servidores. Espero que essa ação seja continuada”, declarou.

Segundo a coordenadora da A3P Noêmia Lobão a Semana de Saúde Ambiental visa incentivar a mudança de hábito do servidor para a prática sustentável. Revela que a programação prossegue nessa quinta e sexta-feira, a partir das 7h30, com uma palestra sobre a Promoção de Ambientes Saudáveis.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.