Servidores da PMA são capacitados para uso do novo sistema de Licitações via internet
O sistema de cotação eletrônica do Branco do Brasil (Licitações-e), que envolve também outros métodos de licitações, existe desde 2002 em todo o Brasil. Segundo a gerente de relacionamentos do BB, Yara de Oliveira, muitos órgãos dos setores privado e público já se utilizam de suas facilidades para trazer mais agilidade, transparência e economia aos processos. “Fico feliz que a PMA tenha nos procurado para introduzirmos o sistema, pois com certeza terão mais economia. Demonstra que estão procurando com a agilidade e transparência, o que é muito importante aos olhos da sociedade sergipana”, opina a gerente.
Os beneficiados que aprenderam nessa capacitação a preencher os campos necessários ao fechamento dos editais eletrônicos, terão acesso identificado com ´chave´ e ´senha´ no portal ´Licitações´, e cada secretaria fará suas compras seguindo o processo legal.
Segundo o pregoeiro oficial da PMA, a reunião visou dar ciência aos servidores quanto à questão da aplicabilidade do sistema de cotação eletrônica. Ainda segundo ele, com o sistema, evita-se o desperdício de tempo e faz-se economia: “Essas compras estão previstas no artigo 24, inciso dois, da lei 866/93, e são feitas até o limite de R$ 8 mil. Antes eles iam à rua e adquiriam os orçamentos, para depois formalizar as aquisições. O processo, que agora é eletrônico nos dá economia, porque não tiramos o servidor do local de trabalho e nem gastamos com combustível, além da agilidade do processo ser muito alta”, aponta José Martins.
De acordo com Antônia Angélica Feitosa Fontes, servidora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que participou da capacitação, o sistema promete trazer boas mudanças. “O mais importante é a questão do tempo e da organização; em matéria de economia não tem nem comparação com o jeito original de fazer, pois fornecedores do Brasil inteiro podem oferecer suas propostas, o que amplia o leque de possibilidades”, declara a servidora.
Qualquer cidadão pode acessar o site (www.licitacoes-e.com.br) e acompanhar os processos de licitação da PMA, comprovando que a mudança tem o intuito de trazer mais transparência aos processos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]