Serviços de manutenção otimizam abastecimento de água em Lagarto e Pirambu
Para melhorar a oferta de água distribuída no interior do Estado, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está recuperando filtros nas estações de tratamento dos municípios de Lagarto e de Pirambu. Os serviços de manutenção no sistema de filtragem aumentam não só a capacidade de tratamento, como garante uma melhor qualidade da água para população.
Segundo o supervisor operacional da Unidade de Negócio Sul da Deso, Alan Barreto, a restauração de filtros permite a boa operação da Estação de Tratamento de Água (ETA), que com o tempo começa a ter a capacidade reduzida. “Embora a ação vise aprimorar a qualidade da água, estima-se que a vazão também possa aumentar em 5%”, explicou.
Além de Lagarto, outros municípios atendidos pelo Sistema Integrado Piauitinga serão beneficiados com um abastecimento de água melhorado, a exemplo de Simão Dias e Riachão do Dantas. Ao todo, cinco filtros passam pelo processo. Desde que o trabalho foi iniciado, em 29 de outubro deste ano, três deles já estão revitalizados e operam com maior capacidade. A previsão é que o serviço, feito com recursos próprios da Deso, seja concluído ainda este mês.
“Os transtornos causados pela manutenção são os mínimos possíveis. E o que ao final dela é tornar o sistema mais seguro quanto a sua operação”, ressaltou o supervisor de produção da Deso, Sérgio Dias. A expectativa dele é reforçada pelo anseio da população. Assim confirma a dona de casa Cristiane Melo, moradora da cidade de Lagarto há 32 anos. “Todo serviço feito para melhorar a qualidade da água para população é bem-vindo”.
Pirambu
No município de Pirambu, o trabalho de reforma nos filtros beneficia mais de 8.600 habitantes. A tarefa, que inclui montagem, interligação e implantação de material filtrante, começou há duas semanas e deve ser concluído até o dia 30 de novembro. Tanto os moradores da sede municipal como aqueles usuários do povoado Aguilhadas serão os principais beneficiados.
O gestor da Unidade de Negócios Norte da Deso, Januário dos Santos Costa, reforça que a implantação de novos equipamentos de filtragem em três filtros do sistema possibilita segurança para o tratamento do volume atual e atende a capacidade de produção quando necessário mantendo a qualidade da água.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Serviços de manutenção otimizam abastecimento de água em Lagarto e Pirambu – Foto: Arquivo Infonet