Serviços da Saúde orientam o público nos festejos juninos
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e as coordenações do Programa DST/AIDS e de Vigilância Sanitária (Covisa) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estão atuando de forma preventiva e educativa nos festejos juninos em todo o Estado.
"Em todas as cidades que têm programação oficial do Governo do Estado em parceria com as prefeituras, nós montamos a estrutura do Samu de acordo com o volume de participação do público. Temos também a Vigilância Sanitária auxiliando os municípios na montagem de barracas informativas e na fiscalização do comércio de alimentos, além da Vigilância Epidemiológica com a barraca da prevenção, onde há a entrega de preservativos e distribuição de panfletos orientando sobre sexo seguro", explicou o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho.
De acordo com ele, o papel principal da SES nesses eventos é de educação e prevenção. "Estamos formando uma cultura, transferindo conhecimento técnico e, principalmente, produzindo a consciência coletiva sobre a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis e consumo de alimentos", acrescentou Rogério.
Samu
Esta é a primeira vez que o Samu 192 Sergipe cobre todo o Estado num evento de grande porte. "Nós sabemos que em eventos assim, com muitas pessoas se deslocando pelas rodovias, a possibilidade de acidentes é maior. A presença do Samu traz ao povo o sentimento de segurança e proteção à vida das pessoas", concluiu Rogério.
Vigilância Sanitária
A Vigilância Sanitária da SES participa dos festejos no Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, com uma equipe de 11 técnicos que se revezarão durante as noites para atuar nas áreas de alimentos, meio ambiente e educação, com a exposição de banners, cartazes e distribuição de folders. A vigilância receberá denúncias e orientará a população durante 24 horas através do telefone (79) 3246-3368.
DST/AIDS
Trinta mil preservativos serão distribuídos pelo Programa de DST/AIDS da Vigilância Epidemiológica, que também vai disponibilizar folhetos informativos, banners, bandeirolas, camisas e faixas espalhadas pelas cidades. Os técnicos do programa não vão distribuir as camisinhas aleatoriamente, mas as pessoas poderão pegar seus preservativos nas barracas da campanha nas festas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Serviços da Saúde orientam o público nos festejos juninos – Foto: Márcio Garcez/Saúde