[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Além do atendimento imediato às ocorrências de urgência e emergência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju) disponibiliza o atendimento do serviço social para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). No primeiro trimestre desse ano foram registrados 6.649 atendimentos desse tipo.

Esse serviço compreende o deslocamento de usuários para realização de exames e procedimentos, desde os mais simples aos mais complexos como quimioterapia, hemodiálise e fisioterapia que são os mais freqüentes. Só em abril foram realizadas 1.536 remoções para tratamentos e realização de exames e procedimentos médicos previamente agendados.

O agendamento dos usuários é feito com antecedência de três dias. As próprias unidades de saúde do município, através dos assistentes sociais e enfermeiros, entram em contato com a assistente social do Samu e assim é disponibilizado o serviço. Além desses casos, há aqueles que já estão cadastrados pela necessidade de disponibilizarem do serviço com freqüência.

Embora o SAMU venha realizando um ótimo atendimento no município, eficaz e rápido, o número de trotes vem comprometendo cada vez mais o serviço do SAMU, que tem suas linhas 192 ocupadas com pessoas, em sua maioria crianças, que passam trote aos atendentes. Das 35.322 ligações que o SAMU recebeu em abril, aproximadamente seis mil, ou seja, mais de 20% das chamadas, foram trotes. Com o intuito de reduzir os trotes, no final do ano passado, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), secretarias Municipal e Estadual de Educação, líderes comunitários, conselheiros locais de saúde e membros do Orçamento Participativo foram capacitados para atuarem como agentes multiplicadores de informações sobre o exercício da cidadania e da ética.

Sua ligação pode salvar uma vida

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após a chamada gratuita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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