[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O SAMU – Serviço de Atendimento Municipal de Urgência – da Prefeitura de Aracaju, disponibilizado desde junho, realizou no mês de outubro 2.600 atendimentos.
A maioria dos casos ocorridos foi de origem clínica, a exemplo de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral. Os casos restantes foram acidentes traumáticos (22%) e obstetrícios (8%).
Para dar um melhor atendimento à população, a SMS – Secretaria Municipal de Saúde – montou uma estrutura que conta com 92 funcionários entre médicos, enfermeiros, motoristas e atendentes trabalhando durante 24 horas. Qualquer pessoa residente em Aracaju pode solicitar a equipe através do telefone 192.
Além disso, a secretaria adquiriu seis veículos de transporte e quatro de suporte avançado. Dessa forma, o tempo resposta, ou seja, do momento em que o Serviço é acionado até a chegada no local, é de no máximo 20 minutos.
Outra função exercida pelo SAMU é o transporte social. Pessoas de baixa renda que necessitam fazer fisioterapia, quimioterapia ou hemodiálise podem solicitar o Serviço. Uma assistente social irá entrevistar o usuário e, comprovando a necessidade, disponibiliza o veículo. Atualmente, cerca de 100 pacientes utilizam esse benefício.

Trotes
Um problema que continua dificultando os trabalhos do SAMU é os alto índice de trote. Em média são 150 ligações por dia. De acordo com funcionários do Serviço, esse tipo de ligação gera muitos transtornos, pois os profissionais deixam de atender pacientes que realmente necessitam por acreditarem na urgência dos que telefonam.
Algumas medidas já estão sendo tomadas para evitar que a situação continue. Foram instalados identificadores de chamada e realizadas reuniões com representantes dos bairros da cidade. Estão sendo estudadas, também, medidas legais que possam acabar com os trotes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.