[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em uma ação inovadora, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) criou um serviço especializado para assegurar e agilizar o atendimento a pacientes internados de baixo risco clínico e que precisam ser transferidos de um hospital a outro para realização de algum procedimento ou redirecionamento para um leito de retaguarda. É o Serviço de Remoção Inter-Hospitalar Assistida (SRIHA), administrado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), e que nesta quarta-feira completa seis meses de funcionamento. Nesse período, foram realizadas 5.490 remoções.

Nesses seis meses, a atuação de maior demanda concentrava-se entre hospitais da Regional Aracaju. Ao completar seis meses, a coordenação comemora planejando a regionalização do serviço.

A coordenadora do SRIHA, Luciana Prudente, destaca ainda que o serviço é  “uma estratégia de gestão promovida pela SES e FHS que vem promovendo grandes mudanças no âmbito das remoções eletivas, da mesma forma que o Samu é imprescindível para as remoções de urgência. Dessa forma, os dois serviços se complementam. A integração faz com que os pacientes tenham cada vez mais qualidade na assistência”.

De acordo com o diretor operacional da FHS, Wagner Andrade, “o transporte é uma potente ferramenta de operacionalizar o acesso ao cuidado. O SRIHA promove as ações de remoção e transferência que vêm se consolidando como serviço estratégico para rede hospitalar”.

Wagner Andrade destacou que a equipe que compõe o SRIHA é altamente qualificada. Toda a equipe de enfermagem participou de treinamentos e capacitações específicas como curso em Suporte Básico de Vida – BLS (do inglês, Basic Life Support) e capacitação em Primeiros Socorros, através da parceria junto ao Hospital Albert Einstein, através do SOS Emergências, no Huse.

“O investimento em qualificação técnica específica é um compromisso da gestão com apoio da Secretaria de Estado da Saúde e da FHS para garantir a segurança e qualidade nas remoções”, conclui o diretor operacional da FHS, Wagner Andrade.

O SRIHA teve início no dia 20 de maio deste ano e foi entregue oficialmente à população no dia 06 de junho durante solenidade de implantação do programa SOS Emergências, do governo federal, no Huse.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.