Sergipe vai apresentar propostas na Conferência Nacional de Defesa Civil
Três eixos temáticos debatidos e 10 propostas apresentadas para cada eixo. Estes são os resultados da 1ª Conferência Estadual de Defesa Civil, realizada em Aracaju no último dia 3 de março. Depois de um processo de 29 conferências municipais e da etapa estadual, o saldo das discussões em Sergipe será levado por 42 delegados eleitos à Conferência Nacional de Defesa Civil, que acontecerá no final do mês em Brasília.
As propostas estão inclusas nos temas ‘Desafios para a efetivação da defesa civil no século XXI: Estado, Sociedade, Clima, Desigualdade e Desenvolvimento’, ‘Políticas públicas de atenção integral ao cidadão: o paradigma da Assistência Humanitária Demandas Municipais para a Conferencia Estadual’, e ‘Mobilização e participação da sociedade na prevenção e no controle social sobre a efetivação da política pública de Defesa Civil’.
“Os participantes da Conferência Estadual realmente se envolveram com a proposta e entenderam a importância do evento para a melhoria do sistema de defesa civil. A partir dessas demandas serão construídos projetos com o objetivo de melhorar a estrutura funcional do órgão no Estado e no país”, resume o coordenador da Defesa Civil de Sergipe, major José Erivaldo Mendes.
Delegados
Eleita para representar Aracaju, a delegada Karina Drummond demonstra satisfação e competência para executar a função. “Há dez anos a minha comunidade almeja alcançar essa oportunidade. O Governo está de parabéns por convidar a sociedade para participar de um debate democrático que envolve as ações preventivas e protetivas de defesa civil. A união de esforços entre a sociedade e o Estado só fortalece a promoção de políticas públicas relevantes à sociedade”, relata Karina, representante do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) do bairro Atalaia, na capital.
Para Hugo Deleon Nascimento, delegado eleito do municipio de Salgado, o envolvimento com a causa humanitária de Defesa Civil é essencial. “As conferências estaduais e municipais possibilitaram a participação democrática da sociedade. Vamos difundir a importância da defesa civil em escolas, associações de bairro, realizar palestras para disseminar a relevância das ações preventivas com o objetivo de evitar desastres. Essa a função que cumprirei com orgulho e satisfação”, frisa.
Carlos Rabelo, delegado eleito de Maruim, disse sentir-se plenamente habilitado para representar Sergipe no debate nacional.”Antes de ser delegado, sou morador e presidente da Associação de Moradores do meu bairro. Já articulei uma reunião com algumas pessoas para elaboramos um documento a ser apresentado em Brasília. Essa é uma oportunidade que Sergipe tem que abraçar, pois será fundamental para melhorar a qualidade de vida da sociedade no que diz respeito a ações humanitárias”, ressalta Carlos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipe vai apresentar propostas na Conferência Nacional de Defesa Civil – Foto: Edinah Mary / Inclusão