[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nas 60 propostas que foram selecionadas para a plenária final da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente: Resíduos Sólidos, com ações prioritárias para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Sergipe conseguiu emplacar 14 propostas acatadas nas Conferências Regionais e Estadual do Meio Ambiente. A Conferência Nacional ocorreu no período de 24 a 27 deste mês, em Brasília, no Centro Internacional de Convenções.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi discutida em quatro eixos temáticos: 1 – Produção e Consumo Sustentáveis; 2 – Redução dos Impactos Ambientais; 3 – Geração de Emprego e Renda; 4 – Educação Ambiental. Sergipe conseguiu aprovar seis propostas no eixo 2, três propostas no eixo 3 e cinco propostas no eixo 4.

Durante a conferência, 1.352 delegados debateram a PNRS, sendo 30 de Sergipe. As discussões giraram em torno das propostas apresentadas nas 26 etapas estaduais, distrital e nas 643 conferências municipais e 179 regionais que mobilizaram 3.602 cidades e mais de 200 mil pessoas.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Genival Nunes, a conferência resultou em saldo positivo.

“Gente de todo o Brasil como um único objetivo, discutir ações prioritárias que possam ser executadas com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Apesar das peculiaridades de cada local, ficou evidente que as necessidades básicas dos municípios são bem parecidas, todos os Estados do Brasil estavam buscando melhorias. O Estado de Sergipe, em especial, conseguiu escrever a sua contribuição para a política nacional, e essa história acabou sendo inserida na lei nacional para a melhor implementação de uma política que pede o encerramento dos lixões com a inclusão social dos catadores”, frisou Genival.

Para a professora Maria do Socorro, da Universidade Federal de Sergipe, que participou da conferência na categoria Universidades e durante todo o processo de eleição acompanhou atentamente as propostas de Sergipe, foi gratificante participar desse processo de mudança que passará o Brasil a partir da PNRS.

“Todos nós delegados e os delegados natos de Sergipe enaltecemos a oportunidade de participar da 4ª Conferência Nacional. Foi um prazer poder conviver com os delegados de Sergipe, cujos momentos de diálogos e reflexões foram enriquecedores do ponto de vista profissional para todos principalmente para profissionais e professores do IFS e da UFS”, avalia a professora.

Clique aqui para ver as 14 propostas de Sergipe que foram aprovadas na 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.