Sergipe sedia congresso sobre a pedagogia da saúde
Entre os dias 11 e 13 de junho a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) realiza o I Congresso Funesa: A pedagogia da saúde. A abertura do evento ocorrerá no dia 11, às 17h no Teatro Atheneu em Aracaju/SE.
O evento contará com o lançamento da Coleção do Material Didático-Pedagógico de Educação Permanente e Profissional, seguido da I Aula Pública do SUS com o tema A Reforma Sanitária e a Educação Permanente em Saúde; Mesa de Experiências Exitosas em Educação Permanente em Saúde e Grupos Temáticos voltados para profissionais e gestores da saúde de Sergipe.
Com o intuito de apoiar a Reforma Sanitária em Sergipe, implementada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), uma coleção de materiais didático-pedagógicos foi construída pelo coletivo de trabalhadores da SES, com apoio da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) e editorada pela Funesa.
A coleção foi elaborada com foco nas oito Políticas Estaduais de Atenção à Saúde e está associada a uma metodologia que visa à aprendizagem significativa, estimulando o sujeito a refletir e re-significar suas práticas tomando seu cotidiano de trabalho como espaço de produção de saber.
I Aula Pública do SUS em Sergipe
Com o objetivo de fomentar o debate e a discussão em torno de temáticas relativas ao Movimento da Reforma Sanitária no Brasil e ao Sistema Único de Saúde (SUS), a I Aula Pública do SUS em Sergipe, inspirada na experiência da Escola de Saúde Pública da Bahia, será realizada no dia 11 de junho, no Teatro Atheneu, a partir das 18h45min.
Com o tema A Reforma Sanitária e a Educação Permanente em Saúde a Aula será proferida pelo professor José Inácio, da Escola de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) e pelo ex-secretário de Estado da Saúde de Sergipe, Rogério Carvalho.
O encontro é voltado para a participação de estudantes, professores, profissionais e gestores de saúde. Tem como objetivo incentivar o debate acerca dos processos de mudança na graduação e nos currículos em consonância com os princípios do SUS, realidades e especificidades loco-regionais.
Também busca oferecer aos estudantes de saúde, informações sobre as políticas públicas, no que se refere ao SUS no Brasil e informações que não se encontram facilmente na mídia.
Serão convidadas as universidades públicas e particulares, de todos os cursos da área de saúde, para a aula pública, com a finalidade de aproximar este público das políticas do SUS, já que, 90% destes profissionais trabalham ou fazem estágio nas unidades públicas de atendimento.
Mesa de experiências
Já no dia 12 de junho, pela manhã, também no Teatro Atheneu, ocorrerá a Mesa de Experiências Exitosas em Educação Permanente em Saúde com a presença da Escola de Saúde Pública do Ceará, da Bahia, de Minas Gerais e do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor/PB), além da Funesa e da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe. Como mediadores, o encontro contará com os professores José Inácio (ENSP/Fiocruz) e Juliana Sampaio do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba (NESC/UFPB).
O objetivo é apresentar a experiência em Educação Permanente em Saúde desenvolvido pela SES e pela Funesa em Sergipe, além de realizar a troca de experiências com outras escolas e centros formadores de saúde do Brasil.
Grupos Temáticos
Com o intuito de sensibilizar os participantes para a importância da utilização da Coleção do Material Didático-Pedagógico de Educação Permanente e Profissional desenvolvido pela Funesa e SES será realizado nos dias 12 e 13 de junho, na Escola Técnica do SUS de Sergipe (ETSUS/SE) três encontros de Grupos Temáticos.
Os encontros serão conduzidos pelos autores dos livros que vão apresentar o Material Didático aos possíveis multiplicadores dos seus saberes no território. Os Grupos Temáticos serão formados por três trabalhadores e/ou gestores indicados por cada uma das secretarias municipais da saúde do Estado.
As Temáticas dos GTs estão divididas da seguinte forma: GT 1- “Se cuida” – Atenção Básica, Saúde Bucal e Vigilância Epidemiológica; GT 2 – “ Acode, acode” – Atenção Hospitalar e SAMU; e GT 3- “Cabeça” – Atenção Psicossocial.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Sergipe sedia congresso sobre a pedagogia da saúde – Fotos: Ascom/Funesa