Sergipe recebe Estados nordestinos para reunião Regional do Inmetro
Delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) iniciaram nesta segunda-feira, 10, em Aracaju, a Reunião Regional Nordeste 2012 da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade-Inmetro (RBMLQ-I) – 2º ciclo. A reunião segue até sexta-feira, 14, e tem a função de avaliar e reajustar, no que for necessário, o planejamento para o período 2012/13 na área de metrologia e controle de qualidade.
A metrologia legal é um sistema de inspeção e verificação de produtos em geral que atestam a qualidade por meio de seus pesos e medidas. Segundo o Coordenador Geral Nacional da RBMLQ-I, Omar Pohlmann Filho, que fez a abertura oficial do evento, a função dos órgãos fiscalizadores ligados ao Inmetro se resume em uma palavra: confiança. “O que queremos é promover a confiança para a sociedade, tanto nas medições quanto nos produtos através destas duas vertentes de atuação: metrologia e avaliação da conformidade. Então, a nossa meta é de conseguir a harmonia nas relações de consumo”, ressaltou Pohlmann.
Em decisão recente, o órgão responsável pela metrologia e qualidade adotou a gestão em rede descentralizada, para atender todo o território brasileiro. Sergipe pertence à RBMLQ-I, e tem por órgão delegado o Instituto de Tecnologia e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). Pohlmann salienta a função e importância do Instituto sergipano, “o ITPS é o responsável pela verificação de instrumentos e produtos, de tudo que é ligado à metrologia legal, e executa em nome da entidade no Estado, além de fiscalizar produtos com conformidade avaliada”, disse.
Durante o primeiro dia da reunião, foram divulgados dados das ações de fiscalização realizadas pelas entidades: entre janeiro e julho de 2012. Em Sergipe, a meta estipulada foi superada em 140%, apresentando 1052 ações, das 750 ações planejadas. Outros dados que chamaram a atenção do Estado foi o resultado apresentado entre 2011 e 2012, dos quais foram obtidos crescimentos nas ações de fiscalizações e operações especiais entre 40% e 174%, respectivamente.
O diretor presidente do ITPS e delegado da RBMLQ-I em Sergipe, José do Patrocínio, avalia os resultados obtidos pelo Instituto sergipano como positivos. “Nós temos conseguido desenvolver um serviço acima das metas projetadas. Até hoje, desde que começou em 2008 pra cá, o ITPS tem crescido além do que foi planejado”, comemorou Patrocínio.
A afirmação é reiterada por Pohlmann quando comentou a evolução do trabalho do órgão sergipano. “Nós estamos crescendo e muito nossas atividades, tanto em abrangência quanto em qualificação. Quando a gente faz uma análise, verifica-se o que dá pra melhorar, o que está bom, e o que está bom serve de referência pra outros Estados”, afirmou o coordenador-geral.
O secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, informou que, aliado aos trabalhos realizados em torno da ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento econômico, os órgãos delegados do Inmetro do Nordeste tem desempenhado um papel importante para suprir o nível de exigência dos consumidores. “A população hoje tem consciência de que é fundamental a qualidade dos produtos e o selo do Inmetro credencia-os para o consumo final”, explicou Saumíneo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipe recebe Estados nordestinos para reunião Regional do Inmetro – Fotos: Jairo Andrade/Sedetec