[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Fórum Estadual de Educação vai realizar, no período de 30 de setembro a 2 de outubro, a Conferência Estadual de Educação, etapa final da preparação para a Conferência Nacional de Educação, a se realizar de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília. A Conferência Estadual vai ocorrer em dois locais: Teatro Atheneu Sergipense e Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, nos turnos manhã e tarde.

Cerca de 450 delegados eleitos nas conferências intermunicipais representando os diversos segmentos sociais se reunirão mais uma vez para avaliar as contribuições propostas, e aquelas que vierem a ser aprovadas comporão o documento final que Sergipe encaminhará para Brasília e será avaliado juntamente com as contribuições de todo o pais, na etapa nacional.

No último sábado, dia 21 de setembro, na cidade de Poço Verde, foi concluída a etapa intermunicipal da Conae 2014 em Sergipe. Ao todo foram nove conferências territoriais.

Os preparativos para a Conferência Nacional de Educação no estado iniciaram no dia 19 de fevereiro passado, quando a Coordenação Geral do Fórum Estadual de Educação realizou a primeira reunião com os representantes das Secretarias Municipais de Educação, com o objetivo de planejar a organização desses eventos.

O coordenador estadual do Fórum, Manuel Prado, informou que foram organizadas cerca de 60 conferências preparatórias nos municípios, mais de uma dezena de reuniões de trabalhos nos territórios, além de uma Conferência Livre Estadual, que aconteceu no dia 16 de julho no Teatro Atheneu, com a participação do secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, e do coordenador geral do Fórum Nacional de Educação, Francisco das Chagas.

Segundo ele, foi realizada também uma Conferência Livre temática que discutiu no último dia 13 de setembro a educação profissional em Sergipe e no Brasil. “Esse seminário, organizado em parceria com o IFS e o Sistema “S” contou com um grande público e teve em sua mesa de palestras especialistas nacionais debatendo o tema”, destacou o coordenador estadual do Fórum, Manoel Prado.

De acordo com Manoel Prado, três das quatro etapas da Conae 2014, em Sergipe, já foram realizadas. “Foram realizadas dezenas de conferências livres, com seu caráter comunicador e mobilizador”, destacou.

Ele disse que foram promovidas nove conferências territoriais deliberativas que possibilitaram aos representantes sergipanos dos diversos segmentos da sociedade, a exemplo de pais, estudantes, gestores, professores e lideranças dos movimentos sociais, participarem e fazerem uma reflexão sobre a educação.

“As conferências territoriais também serviram de espaço de proposição ao Documento Referência da Conae 2014 que, quando finalizado, na etapa nacional, se constituirá numa diretriz para a educação brasileira”, frisou.

As cidades sedes da etapa intermunicipais foram Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Japaratuba, Propriá, Itabaiana, Poço Verde, Gararu e Estância. “Concluída essa etapa, a capital sergipana sediará agora a etapa estadual”, revelou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.