[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Apenas uma pequena parcela dos jovens brasileiros segue carreira em áreas científicas e tecnológicas. Para aumentar essa porcentagem, é necessário despertar desde cedo a motivação e a criatividade nos estudantes. Em sua primeira edição, a Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes em Sergipe, aprovada por meio do edital do CNPq, tem por objetivo popularizar a ciência. A competição envolverá alunos e professores do ensino médio e fundamental, que poderão inscrever trabalhos nas seguintes categorias: rede de ensino pública, particular, bolsistas PBICJr/PIBITIJr e trabalhos artísticos relacionados à ciência e tecnologia.

A CIENART promoverá a mobilização de professores e alunos, voltada ao aprimoramento do ensino e da aprendizagem de ciências, através de uma abordagem que explora a relação entre Arte, Ciência e Tecnologia. Através da feira, pretende-se proporcionar uma interação entre alunos de escolas particulares e públicas, bolsistas PBICJr e PIBITIJr e pesquisadores, abrindo portas para que mais estudantes se interessem pela carreira científica.

Para desenvolver o projeto os professores das escolas receberão assistência técnica. “Iremos realizar oficinas com os educadores, dar assistência no que necessitarem para garantir que o projeto seja desenvolvido. Nessas oficinas serão oferecidos treinamentos para passar instruções na elaboração do projeto”, explicou a coordenadora do projeto, professora Dra. Zélia Macedo (UFS). De acordo com a coordenadora do projeto, a feira não envolve apenas trabalhos científicos e tecnológicos. “A competição será lançada e durante o ano os alunos poderão desenvolver seus projetos que podem ser científicos, tecnológicos e também de artes”, completou.

Premiação

A premiação acontecerá por categorias: rede de ensino pública, particular, bolsistas PBICJr/PIBITIJr e trabalhos artísticos relacionados à ciência e tecnologia. Os melhores trabalhos serão premiados com equipamentos de informática, para professores e alunos, e equipamentos de laboratório para as escolas. Já os alunos da rede pública também ganharão pontuação extra para concorrer a bolsas dos Programas de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PBICJr) e Iniciação Tecnológica Júnior (PIBITIJr).

“Queremos que os trabalhos apresentados durante a CIENART sejam o resultado das investigações científicas desenvolvidas durante todo o ano pelos estudantes, sob orientação dos professores”, explicou a pesquisadora sobre a importância do envolvimento dos alunos e professores no projeto. A Feira acontecerá em outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenada no Estado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica.

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec), vinculada a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), já apoia anualmente projetos de popularização da ciência através de editais, a exemplo dos Programas de Olimpíadas de Ciências e Projetos de Popularização. A feira é mais um projeto apoiado pela Fundação que será realizada pela equipe executora do projeto com profissionais da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (UNIT), Casa de Ciência e Tecnologia de Aracaju (CCTECA) e Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (SEASE).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.