[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã dessa terça-feira, 13, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) iniciou a segunda turma do Curso de Regulação Médica em Saúde.  O curso acontece no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e pretende qualificar cerca de 200 profissionais que incorporam o serviço.

Além de integrar a equipe, o curso pretende estimular em todos profissionais o olhar de gestão sobre o serviço para que entendam o papel de cada um na regulação.

“A regulação médica é como se fosse o cérebro do serviço. É a partir dela que se realiza o atendimento à população e, por isso, é preciso que todos os funcionários entendam a dinâmica desse serviço e o papel de cada um”, ressalta o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Ronei Melo.

De acordo com o superintendente do Samu, consultor técnico e tutor nacional do curso, Clóvis França, Sergipe já oferece um serviço de regulação qualificado. Através do curso, será possível agregar mais conhecimento aos profissionais.

“Entre outros temas, o curso apresenta o contexto histórico do Sistema Único de Saúde (SUS); aborda a Política Nacional de Atenção às Urgências; o processo de regulação; como regular acidentes com múltiplas vítimas (IMV), e as atribuições da Central 192”, explica Clóvis França.

Para os participantes, a capacitação é uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e garantir melhorias no exercício profissional, que reflete no atendimento prestado à população.

“Toda capacitação é bem-vinda. Através da contextualização histórica sobre o SUS, por exemplo, é possível perceber os avanços que tivemos e entender o seu surgimento. Além disso, através desse momento é possível integrar a equipe e fazer com que a gente entenda o papel de cada um”, afirma a técnica em enfermagem, Denise Lima.

O curso

O Curso de Regulação Médica em Saúde é uma iniciativa da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e o Ministério da Saúde (MS). A ação iniciou na última segunda-feira, 12 e foi dividida em duas turmas para contemplar todos os profissionais. O segundo módulo do curso será realizado nos dias 22 e 23 de novembro.

“Essa capacitação é fundamental para a continuidade na melhoria da assistência. E o melhor é que o curso envolve todos os funcionários do Samu, atendentes, auxiliares, enfermeiros, condutores, médicos, o que padroniza a comunicação e facilita o processo de regulação, beneficiando diretamente quem precisa do serviço”, conclui o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.