[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mais uma reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura reúne diversos gestores de cultura de todo o país. Desta vez, o encontro aconteceu na Sala São Paulo, na capital paulista, e marcou a última reunião ordinária do Fórum no ano. O encontro é uma instância de articulação entre os secretários e dirigentes de Cultura dos estados, onde se discute temas referentes à gestão da cultura no país.

O grupo de secretários estaduais, presididos pela secretária de Estado da Cultura de Sergipe, Eloísa Galdino, acontece em várias cidades do país e chegou a São Paulo com importantes pautas para a cultura nacional, como um balanço das relações institucionais do Ministério da Cultura, destacando a relação com o Fórum e uma avaliação sobre o desempenho da atual gestão no MinC. Além dessas discussões, houve também o início do informativo do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC).

Na terceira e última reunião ordinária do ano, o evento reuniu os secretários do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Bahia, Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais e Sergipe.  Nesta edição, o Fórum recebeu convidados importantes, como a secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura e coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, Silvania Mereiles e o secretário do Ministro de Estado da Cultura, Alfredo Manevy. Além disso, participaram ainda do encontro, o coordenador geral de Relações Federativas e Sociedade, Roberto Peixe; a gerente de projetos da Unidade de Cultura, Esporte e Lazer do Sesi, Cláudia Ramalho e o secretário adjunto executivo do MinC, Gustavo Vidigal.

A presidenta do Fórum Nacional e secretária de Cultura de Sergipe, Eloísa Galdino, destacou que a participação dos secretários nesse encontro foi muito importante para que houvesse a participação de todos os estados nas decisões e deliberações do Fórum. “O propósito do Fórum, dentre outros, é o de fortalecer as expressões e manifestações criativas que reafirmem a identidade cultural nacional e, para isso, os encontros são extremamente necessários e produtivos, discutimos questões relevantes acerca do gerenciamento e direcionamento de cada gestão em seus estados, de maneira integrada e transparente”, afirmou.

Fórum

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura foi fundado em 12 de novembro de 1983, com função consultiva e opinativa sobre as políticas nacional e regionais da cultura brasileira, com sede na cidade de Brasília. A organização tem a finalidade de possibilitar a participação e atuação dos estados na formulação de diretrizes básicas de uma política cultural comum, respeitando as características que lhe são próprias, no contexto da diversidade cultural brasileira, garantindo os objetivos de reunir esforços, organizar meios e captar recursos, viabilizando políticas e atividades das diversas áreas da cultura.

Os integrantes da organização são secretários de Estado e dirigentes máximos de órgãos oficiais ou seus representantes credenciados, e tem as atribuições de conduzir e executar a política de cultura em âmbito estadual, onde cada Estado tem um membro com direito a voz e voto. Caso o Estado não disponha de Secretaria Estadual de Cultura ou de órgão oficial com atribuição nesta área, participa do Fórum um representante designado pelo governador do Estado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.