Sergipe participa da Rio+20
O Governo de Sergipe está participando da Rio+20, uma Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. O evento, que ocorre na cidade do Rio de Janeiro, foi aberto no último dia 13 e será encerrado no dia 22 de junho. Líderes dos 193 países que fazem parte da ONU participam de um grande cenário de discussões onde o foco principal é a sustentabilidade do planeta.
Montado em espaço dedicado a exposições governamentais e intergovernamentais, o estande de Sergipe possui 50 metros quadrados e foi confeccionado com combinações de material reciclável. Os aspectos ambientais, culturais e históricos que compõe layout do estande mostra aos turistas e a população mundial presente no Brasil a imagem do território sergipano na área ambiental do Litoral ao Sertão. O espaço está montado no Parque dos Atletas, em frente ao Riocentro (palco das reuniões dos chefes de Estado).
Até a finalização da Rio+20 o corpo técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos(Semarh) estará disponibilizando revistas e Cd’s com informações sobre as ações do Meio Ambiente em Sergipe.
Ao todo, mais de dez pessoas da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos foram credenciadas para representar o Estado de Sergipe na conferência. O governador do Estado, Marcelo Déda, irá participar de um dos múltiplos cenários da Conferência. Já o secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes, em companhia de demais secretários de outros Estados do Brasil, participará de bancas de diálogos.
O objetivo do Encontro de secretários estaduais e municipais de Meio Ambiente é apresentar e debater as propostas e recomendações formuladas no âmbito dos estados com a participação dos municípios e da sociedade civil – para o desenvolvimento sustentável dos principais biomas brasileiros. Outra proposta comum é discutir o Pacto Nacional pela Gestão das Águas visando à construção de compromissos entre os entes federados para a promoção do uso múltiplo e sustentável dos recursos hídricos, sobretudo nas bacias hidrográficas compartilhadas.
De 16 e 19 de junho, integrantes da sociedade civil, como representantes de organizações não governamentais e universidades, participam de 18 mesas de discussões. A ideia é buscar alternativas sobre políticas sociais associadas à Economia Verde e ao Desenvolvimento Sustentável. As propostas apresentadas durante esses debates serão encaminhadas aos presidentes e primeiros-ministros.
Os debates sociais se concentrarão na Arena da Barra, com dez salas de reunião, e no Parque do Aterro do Flamengo, com espaço para receber até 15 mil pessoas. Haverá, ainda, espetáculos e eventos organizados no Museu de Arte Moderna e Pier Mauá.
As recomendações que resultarem dos Diálogos serão levadas aos Chefes de Estado e de Governo presentes na Cúpula da Conferência, a realizar-se de 20 a 23 de junho.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipe participa da Rio+20 – Fotos: Ascom/Semarh