Sergipe não ficou sem abastecimento de água durante o apagão
O apagão que atingiu o Nordeste na última semana e afetou o abastecimento de água em estados como Bahia, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, não causou desabastecimento de água em Sergipe. O motivo foram as obras realizadas pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), em parceria com os governos federal e estadual, nos últimos quatro anos.
Na capital sergipana, além do aumento da produção decorrente da ampliação do Sistema São Francisco, a modernização do sistema, com a construção de unidades que facilitam manobras como o remanejamento de água de uma zona para outra e a ampliação das estações elevatórias dentro da Grande Aracaju, que possibilitam uma recuperação mais rápida do sistema de bombeamento, permitiram que a cidade não sentisse o efeito do apagão no que se refere ao abastecimento de água.
Para o diretor de Operações do Deso, Sílvio Múcio, as perspectivas são de mais melhorias nesta área. “Hoje dispomos de uma produção de água acima da demanda de consumo, com sete conjuntos motor-bombas em atuação. Temos ainda três conjuntos de motor-bombas a serem instalados no Sistema São Francisco, além da Barragem do Poxim que ainda não está em operação, para consolidarem as obras que foram planejadas para o pleno abastecimento de água em Aracaju”, salienta o diretor.
A situação no interior sergipano não é diferente. Obras como a Adutora do Semi-Árido, um investimento do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, além da reforma e ampliação dos sistemas de abastecimento de água de cidades como Canindé do São Francisco e Tobias Barreto minimizaram os efeitos de problemas, a exemplo do apagão, como informa o presidente da Deso, o engenheiro Max Maia Montalvão.
“Vez por outra, surgem notícias sobre falta de água, mas são fatos que ocorrem com qualquer sistema de distribuição, que precisa de manutenção corretiva por conta de vazamentos e substituição de equipamentos. Hoje, tirando essas questões de ordem operacional, o abastecimento de água está regularizado”, informa o presidente.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipe não ficou sem abastecimento de água durante o apagão – Bomba de captação da adutora do São Francisco / Foto: Ascom/Deso