Sergipe Mais Justo fomenta inclusão e cidadania no Baixo São Francisco
A III Reunião Territorial do “Sergipe Mais Justo-Busca Ativa” aconteceu nessa terça-feira, 8, no município de Pacatuba, localizado no território Baixo São Francisco. Na ocasião, a secretária adjunta de Estado da Inclusão Social, Maria Luci Silva apresentou aos gestores o plano de ações do Estado direcionado para a localidade.
Os representantes municipais foram mobilizados a estabelecer estratégias de identificação e inserção de famílias em situação de extrema pobreza, que estão fora do Cadastro Único, além de proporcionar o acesso destas famílias a outras políticas públicas.
“Durante o encontro, os municípios se comprometem com o Sergipe Mais Justo, através da assinatura de um termo simbólico de adesão ao programa, a incluir a população extremamente pobre no Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal. Essa reunião é o ponto de partida para a mobilização do Sergipe Mais Justo nas cidades do Baixo São Francisco”.
O grande eixo do Sergipe Mais Justo é a busca ativa para inserção das pessoas no CadÚnico. “Todas as pastas da minha gestão estão à disposição para realizar um trabalho eficiente e eficaz na execução do Sergipe Mais Justo em Pacatuba. Vamos trabalhar em conjunto com Estado para erradicar a miséria do nosso município”, assegurou a prefeita de Pacatuba, Diva Santana Melo.
O secretário adjunto de Estado da Saúde, Jorge Viana, destacou a importância dos profissionais da Saúde no processo de Busca Ativa. “Ações previstas no Sergipe Mais Justo dão dignidade e cidadania à população extremamente pobre. Os secretários municipais de Saúde devem atentar para o importante papel dos agentes de saúde, que serão um dos principais aliados nesse processo de busca ativa das pessoas que estão em extrema pobreza”.
A representante da Secretaria de Direitos Humanos, Karina Sposato, ressaltou a relevância do aumento do Registro Civil para crianças e adolescentes em Sergipe. “Temos como meta reduzir o subregistro das crianças em Sergipe. Para isso temos dois projetos que serão executados, como a ligação dos cartórios diretamente com as maternidades e um mutirão da busca ativa para localizar as pessoas que ainda não possuem documentação”.
Na oportunidade, o gerente executivo do Distrito de Irrigação do Perímetro Betume, Wendel Mota, agradeceu o incentivo do Governo para os rizicultores sergipanos. “Agradecemos ao Governo por incluir o arroz no Programa de distribuição de sementes no Estado. Graças a essa iniciativa na safra de 2011-2012 tivemos uma produção de 13 mil toneladas arroz em um núcleo de produção de 9 toneladas por hectare. Esses dados nos colocou em um status que batemos o recorde nacional”.
Sergipe Mais Justo
O Sergipe Mais Justo é um plano criado pelo Governo do Estado aliado ao Brasil Sem Miséria para levar justiça social, igualdade e fortalecer as políticas públicas de inclusão produtiva, o acesso a serviços públicos e geração de renda prioritariamente para a população que se encontra na extrema pobreza.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipe Mais Justo fomenta inclusão e cidadania no Baixo São Francisco – A prefeita de Pacatuba
- Diva Santana Melo.