[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Iniciada na semana passada, a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra gripe pandêmica, causada pelo vírus Influenza A (H1N1), já atingiu em Sergipe 6.779 trabalhadores da área da saúde. Os dados são do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI)*, que também mostra que em todo o país, 715.203 profissionais foram vacinados.
 
Quanto aos dados de Sergipe, a gerente de Imunizações da Vigilância Epidemiológica estadual, Sândala Oliveira, faz um alerta. Segundo ela, até então, somente 29 dos 75 municípios sergipanos informaram ao sistema os números das doses aplicadas. “É imprescindível que as vigilâncias epidemiológicas municipais atualizem esses dados, para que tenhamos conhecimento da situação da campanha no estado”, ressaltou.
 
As 29 prefeituras que informaram o número de doses aplicadas foram: Amparo do São Francisco, Aquidabã, Aracaju, Arauá, Barra dos Coqueiros, Brejo Grande, Capela, Carmópolis, Cedro de São João, Divina Pastora, Frei Paulo, Graccho Cardoso, Ilha das Flores, Itabaiana, Itabaianinha, Japoatã, Macambira, Maruim, Monte Alegre, Muribeca, Neópolis, Nossa Senhora de Lourdes, Pedrinhas, Poço Redondo, Santana do São Francisco, Santo Amaro, São Cristóvão, São Domingos e Siriri.
 
De acordo com Sândala Oliveira, somente no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) cerca de dois mil trabalhadores foram vacinados. “Estão sendo imunizados todos aqueles profissionais das redes de atenção básica e hospitalar que lidam diretamente com o atendimento à população e que podem comprometer essa assistência, caso sejam infectados pelo H1N1”, explicou a gerente de Imunizações.
 
Além de profissionais da área da saúde, integra o público alvo da primeira etapa da campanha a população indígena. Essa primeira fase segue até sexta-feira, 19, conforme cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde. A segunda começará no dia 22 e seguirá até 2 de abril, tendo como público alvo as gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a menores de dois anos.
 
A terceira, voltada para a população de 20 a 29 anos, ocorrerá entre os dias 5 e 23 de abril. Na quarta etapa, de 24 de abril a 7 de maio, serão vacinadas as pessoas com idade acima dos 60 anos. A ação acontecerá no mesmo período da campanha nacional de vacinação do idoso contra a gripe comum. Por fim, a quinta fase, buscará atingir a população de 30 a 39 anos entre os dias 10 e 21 de maio.
 
(*) Os dados do SI-PNI são atualizados constantemente. Os números informados nesta matéria correspondem aos dados inseridos no sistema até o final da manhã desta terça-feira, 16.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.