[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), através da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), iniciou na manhã desta segunda-feira, 25, a capacitação dos gestores que farão a operacionalização do Sistema de Regulação, Controle e Avaliação (Sirca), criado pelo Ministério da Saúde (MS).

O Sirca está em fase de implantação em todo o país e substitui a necessidade de manter os cinco programas que fazem o processamento da produção ambulatorial e hospitalar nos municípios: Sistema de Informação Hospitalar Descentralizado (SIHD), Sistema de Comunicação Hospitalar e Ambulatorial (CIHA), Sistemas de Informações Ambulatoriais (SAI), Boletim de Produção Ambulatorial Individualizado (BPA) e o Sistema de Autorização de Procedimentos de Alto Custo/Complexidade (APAC).

“Esse sistema é um evolução. Ele é completo e permite que os dados consolidados sejam transmitidos diretamente ao Datasus, sem precisar do intermédio de um outro programa”, explica o  gestor da coordenação Estadual de Sistema de Informação, Carlos Batista.

A ação segue até quinta-feira, 28, e capacitará os 75 profissionais que irão operar o sistema nos seus municípios. Como forma de garantir o aprendizado, a iniciativa contempla a aula expositiva e dialogada.

“Cada funcionalidade será debatida nesses dias de treinamento. É importante que os participantes adquiram o conhecimento necessário para que o utilizem da maneira correta”, acrescenta Carlos Batista.

Para o participante, Edivanilson Rodrigues, o sistema possibilitará aos gestores de cada município uma visão consolidada dos dados hospitalares e ambulatoriais. “O maior benefício será a unificação dos sistemas. Com a utilização do SIRCA será possível obter respostas únicas e de forma ágil”, pontua.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.