[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Sergipe tem se destacado na garantia da melhoria e do controle da qualidade da água em todos os municípios. O Estado é o primeiro colocado na implantação do Sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), sistema esse, implantado pelo Ministério da Saúde em outubro do ano passado. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) – por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) e em parceria com o Laboratório Central de Saúde (Lacen) – realizou nesta terça-feira, 28, o último treinamento com técnicos de cidades do interior para o uso do sistema.

O curso vem sendo realizado desde o mês de janeiro com técnicos das vigilâncias municipais. A Divisa atingiu a meta de capacitar dois funcionários de cada município para operarem o sistema. As aulas aconteceram no Datasus, na rua Lagarto, Centro. Segundo o gerente de Saúde Ambiental da Vigilância Estadual, Alexsandro Xavier Bueno, com a implantação do sistema, a Divisa irá poder acompanhar a qualidade da água de forma instantânea em todos os municípios do Estado.

“Hoje estão participando 12 municípios que são os que faltavam, já que promovemos este curso no mês de janeiro quando 70% dos municípios sergipanos realizaram. Demos mais uma oportunidade já que esse sistema é imprescindível para a sua realização, hoje ficamos então com 100% de capacitação dos municípios no Estado de Sergipe”, comentou.

De acordo com Alexsandro, o GAL visa otimizar o cadastro de amostras ambientais relativas a água para o consumo humano. “Os municípios realizam o monitoramento da potabilidade e o sistema possibilita que esses municípios não necessitem vir à Aracaju para pegar os laudos fornecidos pelo Lacen. Eles são disponibilizados online através da internet, e por isso já podem monitorar e acompanhar. A Vigilância Estadual é que faz o acompanhamento e monitoramento da água”, destacou.

A técnica do Lacen, Danielle Nery, ministrou as aulas e disse que o curso que dura quatro horas tem dois momentos. “O primeiro é como eles devem utilizar  a ficha de solicitação para encaminhamento da amostra. No segundo momento é a adesão ao sistema online para o cadastro e eles também recebem o resultado via web. A gente mostra alguns fluxos na melhoria da qualidade da água e fazemos toda a discussão e deixamos os contatos para estabelecer um fluxo desse sistema”, finalizou.

Vigiágua

A implantação desse sistema está vinculada ao Programa de Vigilância Ambiental em Saúde relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano. A ação da vigilância consiste em desenvolver ações contínuas para garantir à população o acesso à água de qualidade compatível com o padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente, para a promoção da saúde.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.