[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A partir de agora os municípios sergipanos poderão contar com profissionais ainda mais capacitados para executar a política de assistência social e prestar um atendimento qualificado para toda a população do estado. É que na manhã desta terça-feira, 5, o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), realizaram a certificação de 740 profissionais, entre gestores, técnicos e conselheiros, que atuam na área da Assistência Social.

A qualificação ocorreu através do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (CapacitaSuas), uma estratégia do Governo Federal que, através do MDS, apóia os Estados e o Distrito Federal na execução dos Planos Estaduais de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), visando ao aprimoramento da gestão e a progressiva qualificação dos serviços e benefícios socioassistenciais. Em Sergipe, primeiro Estado a aderir ao CapacitaSuas, a iniciativa é desenvolvida pela Seides com o apoio da Universidade Tiradentes (Unit).

Pautada pela Gestão do Trabalho e a Educação Permanente, a assistência social exige um novo perfil de trabalhadores, que além de estarem mais qualificados devem ter um compromisso ainda maior com o exercício profissional. A secretária adjunta de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Maria Luci Silva, compreende essa condição como prioritária para que a política socioassistencial funcione de forma séria e comprometida e por isso destaca que o Governo não mediu esforços para a realização do CapacitaSUAS. “Saber que o Estado de Sergipe é o primeiro a realizar o Capacita Suas nos orgulha muito e ao mesmo tempo nos faz perceber quantos desafios ainda temos que enfrentar na política da Assistência Social. Contudo, não poderíamos deixar de dar esse importante passo para a consolidação dessa política, que só tem a contribuir com a garantia de direitos e a melhoria da qualidade de vida da população. Já alcançamos importantes conquistas, como a implementação do Cofinanciamento e a entrega de equipamentos de informática e mobiliário aos Conselhos de Assistência Social, e reafirmamos, através da execução do Capacita SUAS, nosso compromisso em consolidar, cada vez mais, as políticas públicas da Assistência Social em Sergipe”.

A diretora do Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, Simone Albuquerque, esteve presente na cerimônia de entrega dos certificados e reforçou a importância do CapacitaSuas como ferramenta de educação permanente dos profissionais da assistência social. “Em nome do Ministério do Desenvolvimento Social parabenizo o Estado de Sergipe por ser o primeiro a realizar o CapacitaSuas e a Seides por conseguir a adesão e a permanência de profissionais de todos os municípios do Estado ao longo do curso. Esse momento simboliza o reconhecimento da assistência social como um direito da população e também reconhece o esforço do programa de qualificação em criar equipes de referência especializadas para atender toda a população vulnerável do nosso país”.

A preocupação do Governo de Sergipe com a qualificação dos profissionais foi registrada por Ester Fraga Vilas Boas, diretora de Extensão da Universidade Tiradentes, parceira na realização dos cursos ‘Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SUAS e à implementação das ações do Plano Brasil Sem Miséria (PBSM)’; ‘Introdução ao Provimento dos Serviços’ e ‘Gestão Financeira e Orçamentária’, todos oferecidos pelo CapacitaSuas. “Podemos perceber que a Seides tem uma preocupação em tornar os profissionais cada vez mais preparados para lidar com o novo formato do Sistema Único de Assistência Social, melhorando o atendimento socioassistencial, e poder fazer parte desse processo é uma satisfação para a Unit”.

Para a Secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Maria Teles, o CapacitaSuas é sinônimo de respeito do Governo para com os usuários da assistência. “Os profissionais precisam sempre estar qualificados para atender com qualidade. Parabéns a todos os formandos que irão estender os benefícios adquiridos no CapacitaSuas em todos os seus municípios e ao Governo por adquirir esse direito à população sergipana”

Durante o evento, o presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Valdiosmar Vieira, destacou que cerimônia de certificação do CapacitaSuas é um momento histórico para Sergipe e para o Sistema Único da Assistência Social. “Realizar o CapacitaSuas é poder contar a partir de agora com profissionais ainda mais capacitados para colocar em prática a política da assistência social, mas é preciso compreendermos a assistência social como um política pública e não como mero assistencialismo e para isso é preciso que os profissionais envolvidos com essa política sejam mais do que técnicos e se posicionem como militantes dessa causa”.

O que todos os envolvidos com o CapacitaSuas esperam a partir de agora é que o aprendizado seja multiplicado em cada um dos municípios e colocado em prática junto ao usuário do serviço de assistência. A Secretária adjunta da Assistência Social do município de Frei Paulo, Lucineide Maciel, garante utilizar o conhecimento transmitido pelo CapacitaSuas em benefício da população. “O curso atendeu todas as expectativas, pois utilizou metodologia e didática voltada para a gestão e execução do serviço de acordo com as mais diversas realidades dos municípios. Sinto-me orgulhosa em ter participado e muito mais por ter novas ferramentas e mais estímulo para trabalhar na assistência social no meu município. Só tenho que agradecer ao MDS e a Seides pela oportunidade”.

O prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo, reconhece os benefícios do CapacitaSuas para a população sergipana e agradece o esforço da Seides para realizar a qualificação e pelo novo olhar para com os municípios no âmbito da assistência social. “Servir bem ao povo no que diz respeito à assistência social é um desafio, mas através do CapacitaSuas poderemos olhar igualmente para a população e tentar mudar a realidade que enfrentamos. E isso só é possível pelo trabalho que a Seides está realizando pelo Estado e pelo novo olhar para com os municípios, sem se preocupar com alianças partidárias e realizando uma agenda constante de encontros e formações para melhorarmos o atendimento da população. Esse programa de capacitação serviu para elevar o nível de consciência entre os profissionais sobre como de fato deve ser desenvolvida a política de assistência social no nosso Estado”, destacou Roberto Araújo.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.