[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na noite deste domingo, 16, foi realizada no Hotel Parque dos Coqueiros, com o apoio do Governo do Estado, a solenidade de abertura do XXIV Congresso Brasileiro de Cartografia. O Congresso, que pela primeira vez é realizado em Sergipe, reúne técnicos, professores, estudantes e profissionais na área da cartografia de todo o país e acontece até o dia 20 de maio.  

O Estado de Sergipe foi o escolhido para sediar o congresso por ser destaque no cenário cartográfico brasileiro. Esse mérito a Sergipe se dá por conta do projeto da Base Cartográfica, que com a conclusão do projeto, Sergipe será o primeiro estado a ser 100% mapeado.

Na solenidade de abertura, o presidente da Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC), Paulo Trino, se referiu ao projeto da Base Cartográfica de Sergipe como um marco na história da cartografia brasileira. “Sergipe realiza 24 anos depois o nosso sonho de projeto piloto para o Brasil, uma Base Cartográfica de grande escala, uniforme e contemplando todo o estado. É por isso que não poderíamos deixar passar esse momento e realizarmos aqui em Sergipe este congresso, no ano do cinquentenário da Sociedade Brasileira de Cartografia e em um momento tão peculiar para a cartografia nacional”, completou Trino.

A Base Cartográfica de Sergipe é um trabalho pioneiro no Brasil que mapeará 100% do território sergipano em escala 1:10.000 no sistema de referência Sirgas 2000. Segundo Lúcia Falcón, secretária de Estado do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano (Seplan), nos últimos três anos e meio, o Governo de Sergipe têm-se empenhado em desenvolver um eficiente planejamento, execução e acompanhamento das ações governamentais, investindo nas novas tecnologias da Cartografia para o desenvolvimento.

“Com a Base Cartográfica, Sergipe terá informações cartográficas que lhe permitirá acompanhar o planejamento e o desenvolvimento das políticas públicas sobre as temáticas física, político-social, econômica e administrativa na perspectiva de otimizar o tempo de resposta aos fatos. Este é um grande passo para o desenvolvimento”, explicou a secretária Lúcia Falcón na solenidade.

Reconhecimento

A partir do projeto da Base Cartográfica, Sergipe começou a ganhar notoriedade no cenário nacional da Cartografia. A Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC) condecorou por dois anos consecutivos (2009 e 2010) professores, técnicos e gestores de nosso estado com a Honra ao Mérito Cartográfico Brasileiro. “Fomos ainda, indicados para representar o Nordeste na Comissão Nacional de Cartografia”, completou Lúcia Falcón.

Aplicabilidade

A Base Cartográfica poderá ser utilizada em diversas áreas de Governo como, por exemplo, no planejamento urbano e infraestrutura com a análise e estudo sócio-econômicos, densidade habitacional, arrecadação via tributação justa e ponderada do IPTU, acréscimo na participação do ICMS, zoneamentos urbanos; elaboração de planos diretores de desenvolvimento, uso e ocupação do solo, ampliação da rede viária e de logradouros, locação de novas escolas, hospitais, rodoviárias, áreas comerciais, conjuntos habitacionais etc. Na segurança, na localização de delegacias e postos policiais, rastreamento de viaturas, mapeamento da criminalidade, otimização do efetivo policial para as áreas de criminalidade.

Na área de Saúde, as informação da Base Cartográfica Digitalizadas poderão auxiliar no mapeamento e vigilância em controle epidêmico e endêmico, localização de áreas para novas unidades de saúde, rastreamento das unidades móveis de saúde, determinação de áreas de risco sanitário.

No âmbito da Educação, auxiliará para localização das unidades de ensino, mapeamento dos índices escolares, disseminação do conhecimento da Cartografia, Geografia e Geoprocessamento. Já na área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Estudos e anteprojetos de barragens, cadastramento e mapeamento de impactos e zoneamentos ambientais, planejamento integrado em bacias hidrográficas, estudos locacionais para implantação e monitoramento de aterros sanitários podem ser e realizados.

As informações georreferenciadas podem ainda auxiliar gestores da pasta de  Agricultura no cadastramento e mapeamento das áreas (cultivos, irrigação, erosão), planejamento do transporte e escoamento da produção, identificação de áreas para regularização fundiária. No fornecimento de serviços como água, Esgoto, Energia Elétrica e Gás possibilitam a criação e manipulação das redes de adução e distribuição de água, esgoto, energia e gás, análise e simulação de vazamentos das redes, planejamento e projetos de novas redes. Além disso, será um estímulo aos projetos de Turismo com Mapeamento de atrativos, identificação de novas rotas e serviços turísticos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.