[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os municípios que participaram em 2010 da expansão dos serviços socioassistenciais têm até a próxima sexta-feira, 4, para registrarem no sistema CadSuas os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) implantados. Em Sergipe, mais de 85% foram cadastrados, restando apenas os Centros de Japoatã, Porto da Folha e Santana do São Francisco.

A coordenadora da Proteção Social Especializada da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Cláudia Itatiana Santos, ressaltou que Sergipe conta um total de 36 Creas, mas apenas os 19 novos precisam ser cadastrados no sistema do órgão.

“Treze Creas são antigos e outros quatro que são do novo grupo de expansão não têm prazo para fazer o cadastramento, com isso, acredito que até sexta-feira, 4, Sergipe vai atender à meta de 100%. São municípios que já aderiram e fizeram a implantação do serviço, faltando apenas entrar no sistema e cadastrar”, observou a especialista, acrescentando que o registro das unidades no sistema do MDS é importante para não haver suspensão de recursos federais.

Com serviços especializados e continuados, os Creas são unidades públicas estatais e atendem famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outras). Com a expansão ocorrida no ano passado, por conta da emergência do crack, o número de Creas implantados no Brasil poderá ultrapassar 2,2 mil unidades.

“O objetivo dessa expansão foi fortalecer as redes dos estados no atendimento aos usuários de álcool e outras drogas, embora enquanto assistência a gente não faz um atendimento ou tratamento. O nosso papel é acolher o usuário, cuidar e acompanhar a família como um todo”, explicou Claudia Itatiana.

A finalidade do cadastramento é cumprir as regras e etapas da expansão dos serviços, de acordo com as resoluções de 2010, números 7 e 15, da Comissão Intergestores Triparte (CIT), composta por representantes do MDS, de Estados e municípios. Todos os Creas efetivamente implantados devem ser registrados. Os gestores podem encaminhar dúvidas sobre o preenchimento do cadastro para monitoramentosuas@mds.gov.br.

Sistema

O CadSuas é o sistema de cadastro nacional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que comporta todas as informações relativas às prefeituras, aos órgãos gestores, fundos e conselhos municipais de assistência social, além de entidades que prestam serviços socioassistenciais. Para mais informações sobre o sistema, a prefeitura deve entrar em contato com a Central de Atendimento do MDS no telefone 0800 707 2003.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.