‘Sergipe de Todos’ realiza mais de nove mil atendimentos em Propriá
Mal a Belina velha de Seu Aelson, que funciona como carro de som, terminou de anunciar na rua de dona Maria Neco de Lima Farias e a aposentada, de 62 anos, já apressava o passo miúdo para utilizar os serviços prestados pelo projeto ‘Sergipe de Todos’, realizado na sexta-feira, 25, e no sábado, 26, na Praça Matriz de Propriá, no território do Baixo São Francisco, a 100 quilômetros de Aracaju. O último dia da segunda edição do projeto também foi de novidades para o estudante Luiz Paulo Santos da Silva, que aos nove anos descobriu pela primeira vez como fazer a escovação correta dos dentes e, de quebra, ainda experimentou andar de touro mecânico, na praça de recreação montada entre os 42 estandes das secretarias, órgãos e entidades parceiras.
Nos dois dias do programa do Governo do Estado, o mutirão atendeu diretamente 9.142 pessoas. Na lista, a maior procura foi pela área de saúde, já que 3.579 cidadãos verificaram pressão arterial, taxa de glicemia e utilizaram outros serviços do setor. No balanço geral, 962 moradores da região tiraram novas carteiras de identidade. Cerca de 500 servidores públicos e voluntários participaram do mutirão de aproximação dos serviços estaduais da população do interior.
Gente simples, com precisão de serviços igualmente simples, mas essenciais, como dona Maria Neco. A ligeireza da aposentada nascida em Porto Real do Colégio, em Alagoas, era para ter logo em mãos a nova carteira de identidade. Mostra documento, confere papelada, tira foto, ‘mela o dedo’, lava tinta, plastifica de lá, chama de cá, e em menos de uma hora ela já estava com o documento em mãos, após 28 anos sem tirar um novo registro.
"No novo, estou como sou agora. É bom também porque vou ter passe livre, já que no documento mostra que já estou na idade de ter esse direito", explicou dona Maria Neco, de sorriso no rosto e identidade garantida.
Dente e risada completa é o que o garoto Luiz Paulo Santos da Silva não quer perder tão cedo. Quando ouviu a notícia de que a mobilização do ‘Sergipe de Todos’ já tinha chegado na sua cidade, ele correu para praça e entrou na fila da escovação de dentes.
"Tenho nove anos. Nunca fui num dentista. Hoje aprendi que tenho que escovar os dentes embaixo, em cima, do lado, na língua, um monte de vezes e bem direitinho pra eu ter os dentes bonitos e sem bicho nenhum", falou orgulhoso o estudante, mostrando que tinha aprendido tudo direitinho.
Quem guiava a nova escova verde de Luiz Paulo era a agente de saúde Elen Vasconcelos, 25, representante do batalhão de 500 servidores que estavam no campo de batalha em favor da cidadania, na cidade de Própria. "A gente faz isso com muita disposição porque são atos simples como uma boa escovação que evitam doenças mais complicadoras no futuro", disse Elen.
Chefe do setor de expedição de documentos de identidade, o servidor Mário Roberto dos Santos, 47 anos, 27 de setor público, também pernoitou na cidade durante os dois de mutirão, num esforço coletivo para estar logo cedo no atendimento à população. "Sinto que cada um faz um trabalho importante porque dá carimbo, comanda e chancela aos benefícios de uma população mais carente do interior, que tem todo o direito de ter acesso aos serviços", afirmou o servidor, ao plastificar a nova carteira de identidade de dona Maria Neco.
Balanço positivo
Para a coordenadora do ‘Sergipe de Todos’, a primeira-dama Eliane Aquino, a segunda rodada do projeto teve um balanço muito positivo. "Sentimos isso na alegria da comunidade, na interação dos servidores. O que a gente quer é que cada vez mais a participação popular no projeto aumente, e que se intensifique a aproximação dos serviços e ações que oferecemos na capital nos municípios do interior", declarou Eliane.
Voluntários como a universitária Taíres Souza, 19, que enfrentou com disposição o sol a pino da cidade ribeirinha para atuar como recreadora nas atividades de lazer oferecidas à criançada durante os dois dias do programa. "A gente gira corda, acompanha as brincadeiras no escorregador, incentiva a meninada a criar e a se distrair. Ajuda e se diverte ao mesmo tempo", disse ela.
Serviços e cidadania
Integrantes da coordenação geral do projeto ‘Sergipe de Todos", Marcelo Rangel e Ciro Brasil apontam que os números de atendimento indireto dão uma dimensão ainda maior da amplitude do projeto. "Esses atendimentos, que se referem a consultas e informações, encaminhamentos e outros serviços, representam o dobro dos números diretos de atendimento", explicou Rangel.
Entre o cardápio de serviços do programa estão exames de medição de pressão, e de saúde bucal; emissão de certidões de nascimento, de carteira de identidade e de carteira de motorista; disponibilização gratuita de advogados para ações cíveis e criminais, educação ambiental e programação cultural.
A próxima estação da cidadania acontece em Itabaiana, no agreste sergipano, nos próximos dias 9 e 10 de maio. A primeira edição do ‘Sergipe de Todos’ foi realizada em Nossa Senhora da Glória, região do sertão de Sergipe, no fim de março.
O projeto ‘Sergipe de Todos’ é fruto da parceria entre órgãos estaduais, federais, municipais e iniciativa privada, com o apoio do Banese Card. O Sistema S (Fecomércio, Sesi, Senac, Sesc e Fies), a Codevasf, a Prefeitura de Propriá, a AABB de Propriá, o Tribunal de Justiça de Sergipe, o Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), o INSS, a Caixa Econômica Federal e a empresa de telefonia Oi se uniram ao Governo do Estado para a realização do evento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- ‘Sergipe de Todos’ realiza mais de nove mil atendimentos em Propriá – Maria Neco / Foto: Jorge Henrique/ASN