[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na Praça da Bandeira da pequena Ribeirópolis, informação, serviço e cidadania foram espalhados pelos 47 estandes do projeto Sergipe de Todos. A ação itinerante do Governo do Estado, que conta com vários parceiros, fez mais de 20 mil atendimentos diretos e indiretos na quinta edição do projeto. As atividades foram realizadas durante toda a última sexta-feira, 4. Ao todo, o Sergipe de Todos já realizou cerca de 160 mil atendimentos em cinco edições do projeto.

Entre os atendimentos computados, estava a medição de pressão do trabalhador rural José Lima Sobrinho. Ele saiu do município de Nossa Senhora Aparecida para conhecer o Sergipe de Todos e saber de quais serviços poderia utilizar. "Aqui pode ir onde quiser, não é!? Eu deixei um pouco a roça para conhecer. Agora mesmo, tirei minha pressão e vi que está alta. Nem sabia que eu tinha pressão alta", contou o trabalhador.

Também do município de Aparecida, o autônomo José Lucas Sobral visitou cada um dos estandes e aproveito para fazer o Banese Card. "Eu ouvi falar que tinha tido um igual a esse em Itabaiana e que tinha sido muito bom. Aí quando soube que o Sergipe de Todos vinha para Ribeirópolis, eu fiz questão de ver como era. Como eu não tenho cartão de crédito, sempre usava o da minha mãe, aproveitei para fazer o meu aqui. Não me lembro de ter tido nada parecido por aqui".

Já a aposentada Eunice Ferreira, moradora de Ribeirópolis, foi ao Sergipe de Todos para cortar o cabelo. "Também vou passar pelos outros estandes. Vim logo aqui para aproveitar o corte de cabelo e sair bonita. Quero ir também tirar minha segunda via da carteira de identidade. Quem mora em Aracaju não tem idéia de quanto isso ajuda a gente aqui do interior", disse a aposentada.

Educação

Os estudantes Jailson Oliveira e Rodrigo Lisboa foram liberados mais cedo da aula para que pudessem adquirir algumas informações no Sergipe de Todos. Depois de visitarem o estande da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), os amigos saíram com o mapa de Sergipe nas mãos. "Isso é bom, pelo menos a gente aprende fora da sala de aula", disse Jailson, que depois seguiu para o estande da Secretaria de Educação.

A professora Joseane Goes levou seus 30 alunos do 3º ano da Escola Estadual Josué Passos para a Praça da Bandeira. Segundo ela, o objetivo da visita é fomentar algumas discussões na sala de aula a partir do que foi visto no o projeto do Governo do Estado. "Isso é bom porque estimula os estudantes a buscarem conhecimento, desperta o interesse pela informação e faz da aprendizagem algo prazeroso", garantiu a professora.

Entre o grupo da professora Joseane estava a pequena Ariane Nascimento, na fila para ganhar uma revista. "Eu gostei de participar. Vou ler minha revista. Tem gente que não gosta, mas eu acho bom ler", contou a menina.

Projeto

Coordenado pela primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, o Sergipe de Todos já percorreu os municípios de Nossa Senhora da Glória, Propriá, Itabaiana e Simão Dias. A soma de atendimentos nesses quatro municípios chega a mais de 140 mil. Segundo Eliane Aquino, isso é fruto da consolidação do projeto.

"As pessoas estão cada vez mais entendo a mensagem que o Governo do Estado quer levar. A população está vindo procurar informações sobre as ações do governo. O Sergipe de Todos está criando identidade e, com isso, estamos disseminando informações que levam cidadania a essas pessoas", avaliou a primeira-dama.

Para Eliane Aquino, a conseqüência da consolidação do Sergipe de Todos é a atração de pessoas de outros municípios, além do que está recebendo o projeto. "Estamos começando a conseguir o que queremos, que é trabalhar com a concepção de um ‘Sergipe de Todos’ regional. Hoje já vemos pessoas de outros municípios vindo procurar serviços porque já ouviu falar sobre o projeto"

Inovação

Pela primeira vez, o Sergipe de Todos foi realizado em apenas um único dia. O coordenador executivo do projeto e secretário adjunto de Cultua, Marcelo Rangel, disse que este formato foi mais uma forma de testar às demandas da ação itinerante. "Como essa cidade tem uma população menor, colocamos apenas um dia. Mas ela foi importante tanto pelos números que apresentou como por percebermos que cidades de menor porte também estão preparadas para nos receber".

Segundo o coordenador-executivo, o projeto será retomado em outubro. Até lá haverá uma profunda avaliação das cinco edições. "Vamos fazer uma reflexão sobre a questão do investimento que é necessário, do próprio serviço que está sendo oferecido, a efetividade desse serviço e qual a melhoria da qualidade de vida que está sendo proporcionada. O que queremos é retomar de maneira ainda mais eficiente", frisou Rangel.

Parcerios

Organizado pelo Governo do Estado e pelo Banese Card, o Sergipe de Todos é resultado da parceria entre órgãos estaduais, federais, municipais e iniciativa privada. A Fecomércio, através do Sesc e do Senac, a Federação das Indústrias de Sergipe (Fies), através do Sesi, o Tribunal de Justiça de Sergipe, o Ministério Público Estadual (MP), o Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), o INSS e a empresa de telefonia Oi são exemplos de parceiros que se uniram ao Governo do Estado para a realização do evento. Nesta quinta edição, a Prefeitura de Ribeirópolis também entrou na lista de parceiros.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.