[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Interiorizar os serviços da administração estadual e levar cidadania à população do interior sergipano. É com essa premissa que a 18ª edição da caravana da cidadania ‘Sergipe de todos’ desembarcou nesta sexta-feira, 21, na Praça da Matriz do município de Nossa Senhora das Dores, onde milhares de pessoas se encontram. A iniciativa do Governo de Sergipe é coordenada pelo Gabinete da primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, e consiste na oferta de serviços e informações de secretarias, órgãos da administração estadual e entidades parceiras aos cidadãos locais e de regiões circunvizinhas. O evento começou às 8h e prossegue até às 17h.

Desde o início da manhã que a população local tem acesso a uma série de serviços gratuitos, como a emissão das carteiras de identidade, de Trabalho e CPF; cadastramento para Alfabetização de Jovens e Adultos – inserida no Programa Sergipe Alfabetizado;  serviços de inclusão digital – que compreendem informações sobre acesso à internet e criação de endereços eletrônicos pessoais;  orientação da população sobre o consumo de álcool e outras drogas, entre outros serviços.

A estudante Aniela Pereira Moreira, de 24 anos, está prestes a entrar no mercado de trabalho e não perdeu tempo: foi até o estande da Secretaria de Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade Social (Setrapis), dar entrada na sua Carteira de Trabalho. “Os jovens de hoje estão cada vez mais cedo ocupando cargos de trabalho, e ter a carteira em mãos é um passo bem dado. O ‘Sergipe de Todos’ facilitou a minha vida. Esse programa do Governo veio numa boa hora”, elogiou sorridente a estudante.

Tirar a Carteira de Identidade ou Cadastro de Pessoa Física (CPF) para alguns sergipanos é um processo simples e, às vezes, pouco relevante. Mas para o cidadão dorense André Moreira, 36, é uma questão de sobrevivência. “Perdi minha identidade há muito tempo. Sou de família humilde e não tenho dinheiro para sair da minha cidade e fazer outra, tudo fica mais difícil. Encontrei um emprego e eles me exigiram o número da identidade. Triste, disse que não tinha e acabei perdendo o emprego. Hoje, consegui tirar a segunda via e estou muito feliz, tudo isso graças ao Governo do Estado que vai aonde o cidadão precisa”, revelou emocionado.

No estande do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o agricultor Francisco Alves, 55, aproveitou para solicitar a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “É uma felicidade não sair do meu município para resolver problemas burocráticos em outras cidades, porque o gasto com gasolina é alto. Esse evento do Governo é muito esperado. Eu consegui renovar a minha CNH, já estou com ela na mão”, destacou o agricultor. De acordo com a coordenação do Detran, serão entregues mais de 30 CNHs.

Já no estande de Corte de Cabelo, um dos mais procurados, a satisfação em dar um trato no visual gratuitamente é plena. “Resolvi cortar o cabelo e ficar mais bonito. Aproveito que o Governo trouxe de graça pra gente, porque dinheiro hoje ta difícil. Está valendo a pena”, ressaltou Dejanir Ferreira dos Santos, de 33 anos.

Cosmi Santos Azevedo, 19, foi até o estande da Secretaria de Saúde medir a pressão e se diz satisfeito. “Eu vou muito pouco ao médico e não tenho tempo de medir a pressão. Com essa barraquinha da saúde aqui na minha cidade e com o incentivo da minha família, decidi fazer o exame. De quebra, vou ver também como está a minha glicose”, destacou.

Edições anteriores

Desde que foi concebido, o número total de assistências do projeto, em todas as edições realizadas, ultrapassa a marca dos 500 mil. ‘O Sergipe de Todos’ já passou por Nossa Senhora da Glória, Propriá, Itabaiana, Simão Dias, Ribeirópolis, Pirambu, Boquim, Nossa Senhora do Socorro, Itabi, Poço Redondo, Pacatuba, Estância, Tobias Barreto, Capela, Carira, Aquidabã e São Cristóvão.

Várias entidades são parceiras da iniciativa, a exemplo da Caixa Econômica Federal, Banese, Fecomércio (através do Sesc e do Senac), Tribunal de Justiça de Sergipe, Ministério Público Estadual, Incra, INSS e a empresa de telefonia Oi.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.