[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

"Tenho uma vaca com câimbra. O pessoal só fala que o jeito é matar. Mas sempre achei que o remédio não era esse". Quando o lavrador José Antônio de Oliveira, 58, procurou o estande da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) em busca de ajuda para sua vaca, constatou que realmente poderia haver uma solução menos extrema que a recomendada.

No estante, o agricultor soube que deveria chamar um veterinário no escritório da própria Emdagro de Itabaiana para diagnosticar o problema do animal. E foi logo convocado a levar sua vaca para a campanha de vacinação contra febre aftosa que será promovida no fim do mês no município. "Vou levar o veterinário lá em casa e também vou vacinar", garantiu. 

O caso do lavrador José Antônio Oliveira foi apenas um dos 49.683 atendimentos diretos e indiretos realizados nos dois dias do projeto ‘Sergipe de Todos’ em Itabaiana, na sexta-feira, 9, e no sábado, 10. No total, o Governo de Sergipe montou 46 estandes de diversas secretarias e entidades parceiras que prestaram serviços, forneceram informações e estimularam o envolvimento cidadão na capital do Agreste Central, localizada a 58 quilômetros de Aracaju, e um dos principais centros econômicos de Sergipe.

Entre os serviços oferecidos estiveram expedição de identidade, CPF e carteira de trabalho, exames de sangue e glicemia, campanhas de combate à dengue e prevenção no trânsito, corte de cabelo, biblioteca ambulante, apresentações musicais, parque de diversão.

Novidades

Nesta terceira edição do projeto, duas novidades. Um estande informativo do Ministério Público Estadual foi montado para prestar assistência à população. E em uma parceria entre o Tribunal de Justiça e a Prefeitura de Itabaiana, intermediada pelo Governo do Estado, os casais da cidade puderam se inscrever para um casamento coletivo que será realizado assim que os trâmites legais forem cumpridos. 

Mas as atividades não vão parar. A partir desta segunda-feira, a Secretaria de Estado dos Transportes e da Integração Metropolitana (Setram) e o Detran vão realizar ações educativas nas escolas da cidade até o próximo dia 20 de maio. De 19 de maio a 3 de junho, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), em parceria com o Senai, vai oferecer um curso de técnicas de vendas, que será realizado no Colégio Estadual Murilo Braga. Já a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) vai oferecer uma oficina de rádio, direcionada a agentes jovens, professores e alunos, que são multiplicadores de informação. A oficina será realizada nos dias 19, 20 e 21 de maio, também no Colégio Murilo Braga.

Serviços

A boa procura por informações agropecuárias no estande da Emdagro não surpreendeu os técnicos. Segundo a engenheira agrônoma Maria Aparecida Andrade, uma das responsáveis pelas orientações, grande parte dos agricultores estavam interessados, principalmente, em como produzir de forma agroecológica.

"Perguntaram muito sobre pulverização, que tipo de veneno usar para controlar pragas, como adquirir esses produtos com segurança. Sabemos que há carência muito grande de informação em relação a agrotóxicos e produtos alternativos. Por isso esperávamos essa grande procura sim". 

De papel passado 

Logo ao lado de onde os agricultores tiravam dúvidas sobre a produção, o lavrador Damião Carvalho, 54 anos e 47 de roça, estava interessado em algo não menos importante: regularização da terra. Produtor de batata e macaxeira no seu sítio de nove tarefas do povoado Flecha, o produtor soube da realização do ‘Sergipe de Todos’ pelo rádio e tratou de providenciar pela primeira vez, no estande do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a escritura de seu terreno.

"Tem muito tempo que dizem no sindicato que a terra precisa de escritura, e vim aqui fazer. Com ela certinha posso me aposentar, né?", disse o lavrador, que em pouco tempo saiu com o documento em mãos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.