Sergipe de Todos aproxima comunidade das ações de saúde
O agricultor aposentado João Góis não imaginou que estivesse com a pressão tão alta quando foi até o estande da Secretaria de Estado da Saúde (SES) neste sábado, 10, montado na Praça da Matriz, em Itabaiana, na terceira edição do ‘Sergipe de Todos’. Ele chegou disposto a verificar o nível de açúcar no sangue com o teste de glicemia, mas logo se interessou por saber como estava a pressão arterial. O resultado da consulta foi uma taxa de pressão considerada alta.
O aposentado foi orientado por uma auxiliar de enfermagem da Prefeitura de Itabaiana a procurar o Posto de Saúde durante a semana, para iniciar um tratamento de controle da hipertensão. Mesmo sem concordar inicialmente com a idéia, João Góis assegurou que vai fazer uma consulta com um médico da unidade de saúde e começar o tratamento.
"Tenho 70 anos e ando de bicicleta todos os dias vendendo roupas e perfumes pelas ruas de Itabaiana, mas não pensei que tivesse problema de pressão, pois o nível de açúcar no sangue está bom. Só descobri porque parei aqui na tenda prá medir a pressão e fazer o teste. Agora vou cuidar disso com o remédio que o posto vai dar depois que eu for fazer a consulta", disse, esperançoso.
Outro exemplo de que a comunidade teve participação ativa em mais uma edição do Sergipe de Todos foi a ida da funcionária pública Maria do Carmo Trindade, que tem hipertensão e aproveitou para verificar a pressão no estande da SES. "Como tenho pressão alta por causa de um problema nos rins, quando fiquei sabendo dos serviços oferecidos pela saúde, vim logo dar uma olhadinha na minha pressão", explicou.
Para o técnico em radiologia, João Maurício Neto, o evento foi uma oportunidade para se vacinar contra hepatite B e gripe. "Essas ações de saúde são excelentes e deveriam acontecer todo ano. Moro aqui há 18 anos e nunca vi o governo se envolver desse jeito, vindo até onde está a comunidade".
Resultados
Além de aferir a pressão arterial, medir taxas de glicemia, receber orientações através de palestras e se vacinar contra a gripe, tétano, hepatite B, sarampo, rubéola e caxumba, a população de Itabaiana também teve a oportunidade de verificar o peso ideal, através de um teste feito em parceria com o curso de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e participar de ações voltadas para a saúde bucal, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).
Ao todo foram feitos 8.033 atendimentos, sendo 1.910 aferições de pressão, 1.771 testes de glicemia, 3.600 escovações e aplicações de flúor, 535 pessoas vacinadas, 298 testes de peso ideal, 27 palestras sobre dengue, alimentação saudável, saúde mental, DST/AIDS, higiene bucal e violência sexual.
"Essa foi a edição com o maior movimento registrado e boa aceitação por parte da população, o que nos incentiva a ampliar cada vez mais os serviços oferecidos e criar uma parceria com as secretarias municipais, visando a aproximação do Governo com a comunidade", concluiu Cristiane Melo, gestora da Atenção Básica.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipe de Todos aproxima comunidade das ações de saúde – João Góis / Foto: Márcio Garcez/Saúde