[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O nadador Gabriel Arimatéia, de 14 anos, conquistou neste fim de semana uma medalha de ouro e uma de prata para Sergipe nas Olimpíadas Escolares 2007, que acontecem no município de Poços de Caldas (MG). No judô, categoria pesado, a atleta Istelina Silveira também ficou com o ouro após vencer uma adversária do Rio de Janeiro na final.

A medalha de ouro na natação foi conquistada na prova dos 50 metros estilo livre. Gabriel Arimatéia venceu com o tempo de 25s10, superando a sua marca, que era de 25s51. "A prova foi muito forte, com a participação dos principais nadadores do país. Aproveitei bem a minha saída da plataforma e mantive o ritmo até o final da prova", disse o nadador, aluno do Colégio Amadeus.

Segundo Ana Paula Ferreira, técnica da equipe de natação, Sergipe entrou na competição com chances reais de medalhas com o nadador Gabriel Arimatéia. "Ele é um atleta disciplinado e realiza um treinamento focado nas competições em que participa. Foi uma medalha merecida", destacou. Além do ouro, Gabriel conquistou a prata na prova dos 50 metros estilo borboleta. "Agora é preparar para o Brasileiro e o Sul-Americano Escolar", disse o nadador.

A judoca Istelina Silveira, 14, do Colégio Salvador, foi quem garantiu a segunda medalha de ouro para Sergipe nas Olimpíadas Escolares. Foram três vitórias por ipon (pontuação máxima) que a levaram para a final. A luta com a atleta do Rio de Janeiro seguiu até o final do tempo de três minutos. O ouro saiu com um yuko aplicado no início do combate.

"Foi uma surpresa. Ano passado, ela entrou melhor na competição e não subiu no pódio. Neste ano o treinamento não foi como devia, por isso o ouro foi conquistado na raça", disse o técnico Gilvan Andrade. "Não esperava vencer a competição. Foram lutas difíceis principalmente na final, mas felizmente consegui superar todas as adversárias. Estou contente e animada para continuar treinando", disse Istelina, após receber a medalha do campeão mundial Tiago Camilo.

Sul-Americano

Os dois medalhistas de ouro sergipanos devem fazer parte da delegação brasileira que vai participar do XIII Jogos Sul-Americanos Escolares, que acontecerão no Chile, de 2 a 8 de dezembro. "Agora é treinar ainda mais para diminuir o tempo e garantir medalha para o país", disse Gabriel Arimatéia. "Vou correr atrás e fazer um treinamento específico para a competição", afirmou Istelina Silveira.

Outras modalidades

Os representantes sergipanos do atletismo se despediram das Olimpíadas Escolares sem medalhas. O mesmo aconteceu com as equipes de futsal masculino e feminino, do Colégio Coesi e São Paulo, respectivamente, que foram eliminadas na primeira fase. O tênis de mesa também deixou a disputa escolar sem lugar no pódio.

Nesta segunda-feira, 1º de outubro, desembarcaram em Poços de Caldas as equipes do basquetebol, voleibol, handebol e xadrez. As Olimpíadas seguem até o dia 7 de outubro e contam com a participação de cerca de três mil atletas de 12 a 14 anos de todos os estados brasileiros.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.