Sergipe Cidades promove desenvolvimento em povoado de N. Sra. Aparecida
Da exitosa parceria firmada há pouco mais de dois anos entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo do Estado, surgiu o Sergipe Cidades, programa que tem contribuído de forma salutar para o progresso econômico, social e produtivo de todos os municípios sergipanos. E, onde tiver gente, o Sergipe Cidades está junto, imprimindo sua marca através de obras que geram mudanças positivas para a população e dividindo a história entre antes e depois de sua chegada.
A sede municipal de Nossa Senhora Aparecida, região serrana do Agreste Central Sergipano, sofreu um ‘boom’ na construção civil e no ramo imobiliário sem precedentes, por conta dos investimentos na ordem de R$ 822.214,20, no projeto de pavimentação de ruas, executado pelo Sergipe Cidades e que ocasionou o surgimento de um novo bairro, impulsionando ainda mais o progresso do lugar.
No povoado Cruz das Graças, onde surgiu a primeira povoação no município e, outrora, grande produtor de algodão, o Sergipe Cidades deixou marcas de suas ações que já entraram para a história local. Primeiro, ao executar a construção de uma quadra de esportes coberta com arquibancada anexo ao Colégio Estadual Marcílio Dias, o programa promoveu o incentivo à prática de esportes e atividades culturais para toda a comunidade. E agora, complementando o projeto de infraestrutura urbana, concluiu a pavimentação granítica de seis vias na localidade.
Distante oito quilômetros da sede municipal, o pacato povoado, ladeado pela bela Serra das Queimadas, foi contemplado com o calçamento da Estrada Principal, do Beco de Acesso para Nossa Senhora Aparecida, da rua de acesso à igreja e Rua Eraldo da Costa Barreto, da Avenida Tiradentes e da Travessa Isabela Santos.
Transformação
Segundo o prefeito, Antônio Barreto Muniz, as mudanças em Nossa Senhora Aparecida são explícitas. “Graças às transformações sociais promovidas pelo Sergipe Cidades podemos afirmar que não apenas a sede, mas, também o povoado Cruz das Graças são outros”, declara.
Residente na rua Eraldo da Costa Barreto, a dona de casa Maria Isabel Santos diz que a vida da sua família melhorou bastante após a pavimentação. “Não só a gente, mas nossas crianças sofriam muito com o excesso de poeira. Esse calçamento foi a melhor coisa que aconteceu para os moradores”, enfatiza.
Moradora antiga do povoado, a aposentada Maria Alves dos Santos comunga da mesma opinião de Maria Isabel. “Só quem conhecia o lugar antes pode dizer o quanto nossa vida melhorou. Saímos de vez da lama e da poeira”, comentou. Seu esposo e também aposentado, Manoel dos Santos, vai mais longe às suas observações. “O resultado do calçamento foi tão bom, que, depois de pronto, vários moradores reformaram e estão investindo em melhorias nas suas casas. Eu mesmo já modifiquei a minha”, orgulha-se.
Residente na avenida Tiradentes, Marlene Ferreira garante que os benefícios decorrentes da pavimentação são inúmeros. “Sofríamos com a poeira que nunca cessava e, transitar em época de chuva era muito complicado. Hoje podemos ficar sentados em frente às nossas casas sem preocupação. Agora tudo mudou para melhor”, ressalta a dona de casa.
Compromisso Social
A engenheira e fiscal da obra, Simone Menezes, assegura que os 5.177,40 m² de calçamento e os 5.177,40 metros lineares de meio-fio foram implantados de maneira precisa. “Por conta da arenosidade do solo, houve um cuidado para que a compactação ficasse mais resistente, garantindo, assim, maior estabilidade depois de concluído”, revela.
De acordo com o secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano, Antônio Sérgio Ferrari Vargas, as ações do Sergipe Cidades consolidam ainda mais o compromisso do governador Marcelo Déda para com a população sergipana. “Não é necessário fazer uma análise criteriosa dos 74 municípios do interior sergipano para constatar a grandiosidade do Programa. O Sergipe Cidades não é apenas um mero executor de obras estruturais, mas, um crucial agente transformador social, econômico e de desenvolvimento, cujos benefícios proporcionados ficarão para sempre na história de cada um deles”, assevera Sérgio Ferrari.
- Sergipe Cidades promove desenvolvimento em povoado de N. Sra. Aparecida – Aspecto do primeiro povoado do município
- foi completamente modificado