[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Quando lançado, em maio de 2009, o Programa Sergipe Cidade pregava, entre seus principais objetivos, a garantia do desenvolvimento urbano através do fortalecimento da economia e a oferta de melhorias nas condições de vida dos sergipanos, por meio de obras que possam elevar a autoestima da população, ofertando-lhes segurança, comodidade e qualidade de vida.
 
Prestes a completar três anos executando ações nos 74 municípios, o Programa, que é resultado da parceria de sucesso entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), continua proporcionado benefícios positivos para milhares de sergipanos, através de obras que entrarão para a história.
 
No povoado Tapado, distante quatro quilômetros de Pedra Mole, cidade situada no Agreste Central Sergipano e a 95 km da capital, Aracaju, o Sergipe Cidades atende uma reivindicação feita pelos moradores durante as conferências territoriais ante a implantação do programa e está construindo uma creche padrão com capacidade para atender 88 crianças.
 
Unidade Infantil  
   
 
A futura instituição infantil foi viabilizada através de investimentos na ordem de R$ 1.157.119,95 e perfaz 2.007,49 m², sendo que 749,70 m² serão de área construída. De acordo com o mestre de obras, Domingos Lima Santos, os serviços tendem a acompanhar o cronograma previsto. “De segunda a sábado 17 trabalhadores se revezam entre a aplicação de concreto magro, o lançamento das vigas do baldrame, a preparação das armações e na finalização dos serviços das fundações, o que representa 35% de andamento das obras”, disse.

Ele diz ainda que o efetivo de profissionais corresponde à necessidade, mas que em breve será aumentado. “Nas próximas duas semanas o número de trabalhadores poderá chegar ao dobro do que existe atualmente, uma vez que terá início a elevação de blocos e pilares”, justificou.
 
De acordo com o fiscal da obra, André Luiz Batista Bitencourt, a creche seguirá os padrões das demais construídas pelo programa. “A unidade infantil terá quatro salas de aula, secretaria, fraldário, berçário, dependências essenciais (banheiros, cozinha, refeitório, despensa, DML) completas, parque infantil, área de circulação e recreação, projeto paisagístico, estacionamento e seguirá rigorosamente as normas padrões de acessibilidade. O detalhe é que, por estar sendo edificada em um terreno muito amplo, a obra foi muito bem distribuída e, depois de concluída, chamará atenção pela imponência”, destacou.
 
Bênção
 
As mães e donas de casa do Povoado Tapado comemoram antecipadamente a creche que está sendo erguida pelo Sergipe Cidades, pois, segundo elas, assim que for concluída a obra, não só as crianças serão beneficiadas.
 
“Apesar de que somente minha filha de dois anos poderá freqüentar a creche, estou muito feliz, pois agora teremos mais disponibilidade para cuidar dos nossos afazeres e também trabalhar fora de casa, se assim for o caso. Não só eu, como muitas amigas minhas, estão contentes, pois a comunidade necessitava de uma obra dessas”, declarou a dona de casa Suzana Santos Soares, 28 anos.
 
Mãe de quatro meninas, a também dona de casa Daiane dos Santos, 25 anos, celebra a edificação da unidade infantil. “Estou gostando demais dessa obra, pois vai ‘quebrar um galho danado para nós’. Todas as minhas colegas que têm filhos na faixa etária de 0 a 5 anos estão satisfeitas”, afirmou.
 
Já Vera Lúcia Soares Passos, 37 anos, vai além aos elogios. “Todo dia passo por aqui e fico olhando a construção. Não vejo a hora de a creche ficar pronta, pois além de ficar perto da minha casa, poderei fazer outras atividades tendo a certeza de que meus filhos estarão sendo bem cuidados”, confessou empolgada, a dona de casa de 37 anos.
 
Grande Avanço
 
Com um honroso terceiro lugar no quesito melhor educação entre todas as cidades sergipanas, os cidadãos pedramolenses agradecem pela construção da creche. Natural do Povoado Tapado, o prefeito do município, Cleverton Santos, afirma que a obra engrandecerá ainda mais a auto-estima dos moradores.
 
“Em novembro do ano passado, o Governador Marcelo Déda, por meio do Sergipe Cidades, presenteou a população de Pedra Mole com a entrega da Quadra de Esportes na sede do município e assinou a ordem de serviço para a construção desta unidade infantil, que a cada dia se torna mais real. Com essa obra, o programa está contribuindo crucialmente para um grande avanço na educação infantil. Investir em educação é o maior gesto de promoção para um futuro melhor que qualquer gestor público pode fazer”, enfatizou. 
 
Para o Secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano, Antonio Sérgio Ferrari Vargas, a ação do Sergipe Cidades no Povoado Tapado, em Pedra Mole, só reforça o cumprimento da filosofia do programa. “Está mais do que comprovado que a educação é a mola mestra para a formação do ser humano e que, somente a partir do aperfeiçoamento da capacidade física, intelectual e moral da criança, é que se formam grandes homens, aptos para uma melhor integração social e também para gerir os destinos das nações. Ao construir creches desse porte em diversos territórios sergipanos, o Governador Marcelo Déda reafirma o seu compromisso com o povo de que a promoção do desenvolvimento social dos sergipanos independe do seu domicílio geográfico”, disse.
 
 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.