[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) promoveu na sexta-feira, dia 15, uma reunião entre integrantes do Comitê Gestor do Núcleo de Analises de Politicas Publicas em Combate a Pobreza (NAPP). O objetivo principal do encontro técnico foi apresentar e discutir sobre pontos relevantes da pesquisa coordenada Professor Doutor Kleber Fernandez do Departamento de Estatística e Ciências Atuariais da UFS, assim como fazer o acompanhamento direto ao projeto sob sua coordenação.

Segundo Marcel Resende, superintendente de Monitoramento e Avaliação da Seplag, o projeto coordenado pelo pesquisador tem como meta a construção do Índice Multidimensional da Pobreza. Esta pesquisa segue metodologia adotada por grandes Centros Europeus de pesquisa, ligados a temática, produzindo o indicador sintético para os 75 municípios de Sergipe.

“De acordo com o pesquisador Kleber Fernandez, esta pesquisa levantará importantes elementos para que haja uma maior compreensão sobre o complexo fenômeno da pobreza, agora não só analisada sobre a ótica da renda mais buscando estudar as outras dimensões que se relacionam com problemática”, aponta Marcel Resende.

Mercado de trabalho e pobreza

Como a pesquisa analisa a questão da pobreza em suas mais diversas dimensões, a apresentação do pesquisador centrou na avaliação de um dos componentes do índice que é a questão do mercado de trabalho e a pobreza. Foram apresentados e discutidos dados sobre trabalho e rendimento, a partir dos resultados da PNAD e dos censos demográficos.

“Esta é uma importante pesquisa e que contribuirá para qualificar a discussão e melhorar a base de dados sobre pobreza e extrema pobreza no estado, contribuindo para consecução da grande meta mobilizadora do Governo do Estado, ou seja, apoiar ações do Governo Federal e Municipais para erradicação da extrema pobreza em Sergipe até 2016”, explica o superintendente.

Sobre o NAPP

Criado pela Seplag, o Núcleo tem como objetivo mapear e criar demandas de Pesquisas e Estudos que possam subsidiar decisões para Gestão Publica Estadual. O Núcleo, que tem a coordenação operacional do Observatório de Sergipe, é o responsável pelo acompanhamento direto aos projetos de pesquisas contratados, através de um cronograma elaborado pela coordenação e aprovado em conjunto com os pesquisadores, Comitê Técnico do Núcleo e coordenação.

Participação

Participaram da reunião o superintendente de Monitoramento e Avaliação da Seplag, Marcel Resende; o pesquisador do Núcleo, Kleber Fernandez; o coordenador do NAPP e diretor de pesquisa da Seplag, Marcelo Geovane; a diretoria e componente do Comitê Técnico do NAPP, Michele Oliveira; o diretor de Geografia e Cartografia, Marcio Reis; a pesquisadora do NAPP, Juliana Katia; além de técnicos da Seplag, professores e pesquisadores do Departamento de Estatística e Atuarias da UFS.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.