[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o objetivo de entender melhor o perfil dos usuários da rede de Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceacs) -, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) está aplicando a pesquisa ‘O Ceac conhecendo você’ em todas as unidades da rede. Por meio do estudo, são detectadas formas mais assertivas de ações de comunicação  e  de estruturação dos novos canais de prestação de serviço a quem utiliza os pontos de atendimento.
 
Segundo a superintendente de Modernização da Gestão, Deborah Arôxa, a pesquisa utiliza como instrumento um  formulário assistido, que é aplicado pelos supervisores dos Ceacs. “Eles contêm perguntas que são respondidas pelos cidadãos enquanto aguardam o atendimento. Ou seja, durante o tempo de espera”, explicou a superintendente.
 
Com caráter sistemático, o estudo tem como base a aplicação mensal de 250 formulários para unidades do Shopping Riomar, Rodoviária Nova e Rua do Turista. Ao todo, serão 750 questionários em Aracaju. “Para o Ceac Móvel, a pesquisa será aplicada em cada município que ele prestar serviços, com 100 formulários. Tal ação, além de nos permitir conhecer melhor a clientela dos centros de Aracaju, nos será um importante instrumento para traçar o perfil dos usuários em cada um dos municípios visitados”, apontou Deborah Arôxa.

Primeiros resultados

Entre 12 de dezembro de 2011 e 05 de janeiro de 2012, 802 usuários já foram entrevistados na primeira edição da pesquisa. E os primeiros resultados já fornecem dados essenciais para conhecer melhor o usuário. “Detectou-se, por exemplo, que nas unidades fixas – ou seja, fora o Ceac móvel – o maior percentual de escolaridade identificado entre os entrevistados foi o de 2º grau completo, mas encontramos diversas representações de todos os níveis”, relatou a superintendente de Modernização da Gestão.
 
A maior parcela da clientela de Aracaju tem entre 31 e 45 anos, mas no Ceac Móvel verificou-se que a maior parte se divide igualmente em duas categorias: 30% se enquadram na faixa entre 31 e 45 anos e mais 30% entre 20 e 25 anos. “Nas unidades fixas, a maior parte da clientela é do sexo masculino, enquanto que na móvel é do sexo feminino. Sobre a forma de deslocamento até os locais de atendimento, os usuários de todas as unidades chegam através de transporte público, com exceção da do Riomar, aonde 54% dos entrevistados chega através de veículo próprio”, detalhou Deborah Arôxa.
 
Em todos os pontos de atendimento, a maior parte dos que responderam a pesquisa declarou ter renda entre R$545 (o mínimo até dezembro de 2011) e R$1.090. Além disso, a televisão foi o meio de comunicação para recepção de informações mais utilizado, seguindo pela internet em todos os Ceacs fixos e por iguais percentuais entre internet e rádio no Ceac Móvel.
 
Apenas na unidade móvel a maioria dos entrevistados informou não fazer uso do acesso à internet frequentemente, sendo que no Riomar e na Rua do Turista a maioria dos entrevistados possui celular com acesso à web. “E um dado extremamente relevante e positivo para pensarmos na comunicação com esses usuários é que a maioria esmagadora dos que são atendidos nos Ceacs fixos são membros ativos de redes sociais, com destaque para Facebook”, revelou Deborah Arôxa.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.