Seplag entrega Base Cartográfica de alta precisão à Prefeitura de Canindé
O secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, durante a Conferência do Plano Plurianual Participativo 2012-2015, nesta terça-feira, 5, no território do Alto Sertão, entregou ao prefeito interino de Canindé do São Francisco, Marcondes Marinho, a Base Cartográfica do município. Na oportunidade, assinaram o termo de cooperação técnica entre prefeitura e Governo do Estado para conjugar esforços para gestão do banco de dados geográficos e cartográficos do Estado de Sergipe.
“Esse produto que a Seplag vai oferecer a todos os municípios de Sergipe é inovador, por se tratar de um mapeamento que fará de Sergipe o primeiro Estado do país a possuir 100% do território mapeado em escala de alta precisão, contribuindo para otimização de gastos e maior definição das políticas públicas”, destaca Oliveira Júnior.
O produto de alta precisão entregue ao prefeito possui a escala 1:10.000 nas áreas rurais e 1:20.000 nas sede municipal de Canindé do São Francisco. “Essa nova base cartográfica possui um nível de detalhamento que beneficia diversas ações, que vão desde o planejamento até a execução de obras, pois permite termos a altimetria do terreno a cada metro, identificação com cadastro de todos os arruamentos e das áreas das principais edificações. Nossa meta é mapear, além das sedes, 100% do território sergipano com esse projeto”, detalha o superintendente de Estudos e Pesquisas Walter Uchôa.
Com o objetivo de fornecer às instituições públicas que atuam em Sergipe instrumentos para orientar o gerenciamento de políticas que permitam uma administração produtiva e eficiente, a Seplag vai lançar no dia 19 de julho a Base Cartográfica do Estado de Sergipe. “Não só o município de Canindé do São Francisco, mas todos os 75 municípios sergipanos têm a possibilidade de utilizar esse mapeamento no desenvolvimento de políticas públicas que beneficiem diretamente sua comunidade”, disse Oliveira Júnior.
A concepção da base traz o reconhecimento do território sergipano e do arranjo espacial que nele se estabelece, condições fundamentais para subsidiar a consecução das políticas públicas no monitoramento e execução das ações. A Nova Base Cartográfica contempla o mapeamento do Estado de Sergipe em conformidade com as normas e convenções cartográficas, através da técnica de aerofotogrametria, compreendendo 17.878 km² (aproximadamente 80% do território que ainda não foi mapeado em escala 1:10.000) de áreas municipais na escala 1:10.000 em todo o território e na escala 1:2.000 em sedes municipais. Esse projeto tem como particularidade a utilização do novo referencial geodésico brasileiro, o Sirgas 2000 (Estabelecido pelo IBGE) a ser utilizado por todos os países da América.
A assessora de Planejamento da prefeitura de Canindé do São Francisco, Soayan Silveira de Almeida, esclareceu que esse é um grande instrumento de planejamento para o município. “A maioria dos municípios não possui recursos para produzir um material dessa precisão e qualidade. Esse banco de dados vai ser de suma importância para subsidiar o planejamento urbano de Canindé, além de contribuir para a revisão do plano diretor e na análise das possibilidades de crescimento urbano, regularização fundiária entre outras utilidades”. planejamento.
Aplicabilidade e benefícios
A base permitirá a todos os sergipanos o conhecimento pleno e real das condições geográficas, econômicas e sociais de cada um dos municípios, com a precisão e agilidade necessária à eficaz gestão pública estadual e municipal. São inúmeras aplicações a Base cartográfica que vão permitir a condução de melhorias das políticas públicas no Estado.
A base cartográfica poderá ser utilizada em diversas áreas como, por exemplo, no Planejamento Urbano e Infraestrutura com a análise e estudo sócio-econômicos, densidade habitacional, arrecadação via tributação justa e ponderada do IPTU, acréscimo na participação do ICMS, zoneamentos urbanos; elaboração de planos diretores de desenvolvimento, uso e ocupação do solo, ampliação da rede viária e de logradouros, locação de novas escolas, hospitais, rodoviárias, áreas comerciais, conjuntos habitacionais etc. Na segurança, na localização de delegacias e postos policiais, rastreamento de viaturas, mapeamento da criminalidade, otimização do efetivo policial para as áreas de criminalidade etc.
Na área de Saúde, as informação da Base Cartográfica Digitalizadas poderão auxiliar no mapeamento e vigilância em controle epidêmico e endêmico, localização de áreas para novas unidades de saúde, rastreamento das unidades móveis de saúde, determinação de áreas de risco sanitário.
No âmbito da Educação, auxiliará para localização das unidades de ensino, mapeamento dos índices escolares, disseminação do conhecimento da Cartografia, Geografia e Geoprocessamento. Já na área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, estudos e anteprojetos de barragens, cadastramento e mapeamento de impactos e zoneamentos ambientais, planejamento integrado em bacias hidrográficas, estudos locacionais para implantação e monitoramento de aterros sanitários podem ser e realizados.
As informações georreferenciadas podem ainda auxiliar gestores da pasta de Agricultura no cadastramento e mapeamento das áreas (cultivos, irrigação, erosão), planejamento do transporte e escoamento da produção, identificação de áreas para regularização fundiária. No fornecimento de serviços como água, Esgoto, Energia Elétrica e Gás, possibilita a criação e manipulação das redes de adução e distribuição de água, esgoto, energia e gás, análise e simulação de vazamentos das redes, planejamento e projetos de novas redes, além disso, será um estímulo aos projetos de turismo com mapeamento de atrativos, identificação de novas rotas e serviços turísticos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seplag entrega Base Cartográfica de alta precisão à Prefeitura de Canindé – Fotos: Victor Ribeiro/Seplag