Seplag e IBGE discutem parceria para Geografia e Cartografia de SE
Na manhã da última quarta-feira, 1º, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), por meio da Superintendência de Estudos e Pesquisas (Supes), se reuniu com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para tratar de ações desenvolvidas pelas duas instituições nas áreas de Geografia e Cartografia no estado.
O objetivo da reunião foi identificar ações que possam subsidiar o estabelecimento de novas parcerias e a otimização de recursos financeiros, técnicos e humanos das instituições.
“Aqui em Sergipe a SBT tem atuando em parceria com a Seplag desde a década de 1990 e muitos são os frutos colhidos desse entrosamento. Agora queremos alinhar mais uma vez nossas atividades para tirarmos o máximo de proveito dos recursos e das capacidades técnicas disponíveis em ambas as instituições. E para isso essa reunião foi importante”, explicou o coordenador estadual do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) – Supervisão de Base Territorial (SBT) do IBGE, Nelson Wellausen Dias.
Rede Geodésica Estadual
Uma das ações discutidas foi a revisão da Rede Geodésica Estadual, composta por um conjunto de vértices determinados pelo IBGE, componentes do Sistema Geodésico Brasileiro, e pela Seplag em missões de mapeamento topográfico, como a Nova Base Cartográfica de Sergipe. Ao todo são mais de 200 vértices geodésicos no estado que subsidiam a realização de novas mensurações e levantamentos topográficos em campo, dentre eles o georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos, por exemplo.
Apesar de protegidos pela Lei nº 243 de 28 de fevereiro de 1967, alguns marcos geodésicos têm sido danificados ou mesmo retirados, segundo informações que chegaram à Seplag. Sobre essa questão, Seplag e IBGE estudam a realização de ações conjuntas a partir de visitas em campo a fim de compor um diagnóstico da rede e executar a reposição dos vértices.
Outra ação em pauta foi o georrefenciamento de produtos do acervo cartográfico da Diretoria de Geografia e Cartografia – DGEC/Supes. Dentre as atividades desenvolvidas estão a conservação e a manutenção do acervo de sua mapoteca, que possui fotoíndices, fotografias aéreas, mapas temáticos, dentre outras representações cartográficas produzidas desde a década de 1970.
“As parcerias com o IBGE são estratégicas para a Supes, pois com esta aproximação temos desenvolvido ao longo dos anos uma série de estudos e ações, não somente nas áreas de Geografia e Cartografia, mas também nas áreas da Economia e da Estatística, como o calculo do PIB estadual e análises a partir dos micro dados dos censos do IBGE”, informa Flávia Moreira, superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplag. Nas próximas semanas deverá acontecer uma nova reunião entre as instituições para dar prosseguimento às discussões e encaminhar os trabalhos em conjunto. Também participaram da reunião o diretor de Geografia e Cartografia da Supes, Marcio Reis, e a analista em Geoprocessamento do IBGE, Christiane Freitas Pinheiro de Jesus.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seplag e IBGE discutem parceria para Geografia e Cartografia de SE –