Seplag e Deso se reúnem para construção de dados cadastrais
O Superintendente de Estudos e Pesquisas (Supes) da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Walter Uchôa, recebeu na manhã desta sexta-feira, 5, o chefe de cadastro da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Marcos Vinicios, e sua equipe técnica para discutir a criação de um sistema com dados cadastrais da Deso a fim de subsidiar a empresa na gestão das ações.
“Procuramos a Seplag por ter nela um setor de cartografia oficial no Estado e que já vem elaborando trabalhos na área de geoprocessamento. Essa integração é fundamental para o bom desenvolvimento das nossas ações”, argumentou Marcos Vinicios.
Em contrapartida, a Seplag, através da Superintendência de Estudos e Pesquisas (Supes) está trabalhando os indicadores sociais com o objetivo de levantar dados específicos para levar as secretarias de Estado subsídios para a erradicação da pobreza em Sergipe. Esse estudo pode ser absorvido em uma das linhas de ação do projeto Observatório de Sergipe.
“A intenção da Seplag é conseguir um levantamento das informações que a Deso detém sobre área de saneamento e abastecimento de água, para cruzar com dados que já possuímos na superintendência e identificarmos indicadores mais específicos que auxiliem na gestão das políticas públicas que combatam a extrema pobreza”, explicou Walter Uchoa.
Para o diretor geral de Geografia e Cartografia da Seplag, Edson Bastos os interesses são convergentes. “Há um propósito da Deso em melhorar suas atividades e da Supes em acompanhar também o reflexo dessas ações através dos indicadores sociais estaduais”, completou Edson.
Observatório de Sergipe
O ‘Observatório de Sergipe’ surge como um modelo de gestão da informação atualizado, dotado de novas tecnologias adequadas aos novos desafios colocados pelo governo para permitir que os gestores e técnicos das diversas secretarias de Estado disponham de dados especializados.
Nesse projeto, as grandes bases de dados serão integradas aos dados cartográficos do mapeamento terrestre de toda extensão territorial do Estado, permitindo o conhecimento das principais características físicas, político-administrativas e ambientais de Sergipe, com alto grau de precisão, como novas visões sobre a realidade socioeconômica do Estado, o que representará um avanço para a gestão pública do sistema estadual de planejamento.
- Seplag e Deso se reúnem para construção de dados cadastrais – Fotos: Victor Ribeiro/Seplag