Seminários do Pró-Letramento começam dia 1º de novembro
A coordenação do Programa Pró-Letramento, do Departamento de Educação da Secretaria de Estado da Educação (SEED), vai iniciar no dia 1º de novembro uma série de seminários regionais para discutir a educação continuada com professores das redes estadual e municipal. O primeiro acontece em Brejo Grande. A escolha do município para receber o primeiro seminário atendeu a uma determinação do Governo do Estado em levar ações para essa localidade, que teve o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) abaixo do desejado.
De acordo com a coordenadora do programa, Ana Débora Lima França, os seminários farão parte das ações interiorizadas de formação continuada do Pró-Letramento. Ela informou que os eventos também irão possibilitar a reflexão de ações que possam contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de formação continuada em rede e a importância do seu trabalho na promoção da aprendizagem.
"Com esses eventos, a Secretaria de Educação pretende fomentar a discussão em torno da necessidade da formação continuada para qualificação do professor", completou Ana Débora. Ela disse que o seminário vai permitir que os técnicos conheçam e identifiquem as expectativas dos professores, para colher subsídios que auxiliem na construção de uma política de formação continuada.
Esse primeiro seminário é uma ação conjunta do DED/Pró-Letramento/Diretoria Regional de Educação (DRE’6) e Secretaria Municipal de Educação de Brejo Grande.
Programação
A abertura do seminário acontece às 9h, com a apresentação cultural da Orquestra de Cordas do Conservatório de Música de Sergipe e o pronunciamento do secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima. Também estará presente, dentre as diversas autoridades, a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino.
A primeira palestra deve ocorrer às 10h45min e abordará o tema ‘A Educação à Distância e a Formação do Professor’. A palestrante será a professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Lílian França. Ainda pela manhã acontecem os debates e a partir das 14h, nova apresentação cultural com a participação do Grupo do Maracatu do Brejão.
O seminário será encerrado com um debate que acontecerá logo após a explanação do professor Itamar Freitas (UFS). Ele falará sobre ‘Formação Continuada – ferramenta para autonomia do professor e aprendizagem do aluno’.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]