[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O ‘Balde Cheio’, programa de fortalecimento da pecuária leiteira entre pequenos produtores rurais, ganhou destaque no I Seminário Oportunidades Para Melhorar a Qualidade do Leite em Sergipe, realizado na última terça-feira, 30. Em Sergipe, o projeto foi implantado no perímetro irrigado Jabiberi, no município de Tobias Barreto, através da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), o Sebrae, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste.

Para falar sobre o projeto, que conseguiu dobrar a produção de leite no perímetro em menos de dois anos, o zootecnista mestre em produção animal e consultor do Sebrae, José Sidnei Bezerra, ministrou uma palestra. “O que importa no projeto ‘Balde Cheio’ são as pessoas. As outras etapas que utilizamos como silagem e roteamento são ferramentas para ajudar os produtores. O objetivo é dar dignidade ao produtor. Mostrar que é possível viver em uma pequena propriedade produzindo leite”, afirmou José Sidnei.

O seminário contou com a presença dos produtores que aderiram ao projeto em Tobias Barreto. Entre eles Pedro Vidal, um ex-funcionário de fazenda que virou patrão. O lote 52, do qual é proprietário, tornou-se referência depois que a produção cresceu de 20 litros/dia para 250 litros em dois anos, em uma área de 1,3 ha com 13 cabeças de gado. Antigamente a produção ficava em torno de nove até 20 litros/dia. O pequeno produtor pretende chegar aos 450 litros em dois anos, quando a metodologia do projeto terá sido repassada por completo aos participantes.

O diretor de Irrigação e Desenvolvimento Agrícola da Cohidro, João Quintiliano, acredita que o projeto reflete uma nova realidade da pecuária leiteira no estado. “Esse evento mostra, mais uma vez, que o ‘Balde Cheio’ é sucesso por dois anos seguidos e que é importante, pois resgata a auto-estima do produtor. Mostrando que sim, é possível produzir leite de qualidade e em grande quantidade em Sergipe”, ressaltou Quintiliano.

O secretário da Agricultura de Nossa Senhora do Socorro, Carlos Valério, contou que há muito interesse do município em implantar projetos que envolvam agricultura e pecuária. “Não é o forte de Socorro o agronegócio, mas estamos tentando começar esse segmento através do Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais). É uma aventura que estamos fazendo. Mas com uma boa iniciativa dos órgãos envolvidos podemos emplacar projetos como o ‘Balde Cheio”, disse.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.