[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Termina hoje à tarde o “Seminário de Cooperação Técnica para o Apoio Financeiro”, evento promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Realizado no auditório da Faculdade de Sergipe (Fase), na rua Ananias Azevedo, bairro Salgado Filho, o evento foi iniciado na manhã de ontem, contando com a presença da secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça.

O objetivo principal do encontro, que vai acontecer em outros Estados ainda este ano, é propor a valorização dos projetos pedagógicos desenvolvidos pelas secretarias de educação, estabelecendo os critérios da Política Nacional da Secretaria da Educação
Básica (SEB).

Segundo o diretor do Departamento de Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino do ministério (Dase/MEC), Orácio Reis, as secretarias de Educação devem investir na elaboração de projetos que estejam dentro dos critérios e parâmetros do MEC. “Para que a solicitação de recursos seja atendida”, diz ele. Dentre as solicitações, estão a reforma de unidades escolares, a aquisição de equipamentos e a realização de Formações Continuadas.

Quando aprovados, os recursos são liberados através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Desejamos esclarecer para os técnicos a maneira como devem elaborar projetos, bem como preencher os formulários disponibilizados pelo Fundo. Assim, serão evitados os reajustes de pendências, o que atrasa o processo de liberação”, salientou Orácio Reis.

Durante o seminário foram realizadas oficinas para a exposição das políticas do MEC,
tanto na área pedagógica, quanto na administrativa. Foram também esclarecidas as principais determinações de programas, como Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Livro Didático, além de estratégias para a melhor identificação das necessidades apresentadas pelo corpo escolar.

“Os representantes das Secretarias de Educação terão pleno conhecimento de como devem proceder diante da detecção de um problema, já que as devidas instruções partem do órgão viabilizador dos recursos necessários à qualificação do sistema escolar”, acrescentou o presidente da Undime, José Franco Filho.

O “Seminário de Cooperação Técnica para o Apoio Financeiro” está sendo realizado desde o dia 11 de abril em Estados como Mato Grosso, Distrito Federal, Bahia e Pará. Até o dia 12 de maio, educadores e técnicos dos estados do Maranhão, Minas Gerias, Ceará e Pernambuco terão acesso aos conteúdos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.