Seminário promove troca de experiências entre gestores da FHS
A Diretoria Executiva da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) promoveu nesta terça-feira, 22, um seminário objetivando a troca de experiências entre coordenadores, supervisores e superintendentes que integram as 13 unidades geridas pela entidade. O evento faz parte do Programa de Qualidade e Gestão, colocado em prática pela FHS no início deste ano com meta a melhorar os processos de trabalho nos hospitais da rede estadual.
“Nós lançamos o Programa de Qualidade e Gestão pensando justamente no tamanho da nossa tarefa. A Fundação está em franco crescimento, com a abertura de novos hospitais e a consolidação da rede, daí a nossa preocupação em executar um programa que nos ajude a qualificar os nossos serviços”, disse o diretor geral da FHS, Emanuel Messias, durante a abertura solene do evento, realizado no auditório da Faculdade Pio X.
De acordo com Emanuel Messias, um dos pilares do Programa é a qualificação dos profissionais que integram o quadro gerencial da FHS. “Sergipe vive um momento singular no gerenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Estamos consolidando uma estrutura que não encontramos similar em lugar algum do país e isso aumenta a nossa responsabilidade. Precisamos ter a noção de que para melhorarmos ainda mais os nossos serviços precisamos qualificar o nosso corpo gestor”, salientou.
Balanço
Durante o encontro, o Emanuel Messias aproveitou a oportunidade para fazer um breve balanço das ações executadas pela FHS em 2011. “Foi um ano que do ponto de vista do financiamento fechamos com um saldo melhor do que 2010. Além disso, outro aspecto positivo foi o fato de termos investido na aproximação com as associações de servidores, sindicatos e conselhos de classes, mediante o acordo coletivo”, completou.
Para 2012, ano em que grande parte dos hospitais já estará funcionando com plenitude, o foco da FHS, aponta o diretor, é consolidar a organização do sistema, seguir o planejamento estratégico que foi construído coletivamente e qualificar os processos de trabalho em cada unidade. “Agindo desta forma estaremos consolidando definitivamente a nossa rede de serviços”, enfatizou.
Seminário
A programação do seminário foi dividida em três eixos temáticos: Educação Permanente, Planejamento Estratégico e Prescrição. Durante todo o dia, as equipes do colegiado gestor de cada hospital apresentaram experiências baseadas nos três eixos de atuação. As apresentações foram seguidas de debates que envolveram a participação de todos.
“O objetivo deste seminário é fomentar a troca de experiências. A idéia é que todos compartilhem e que cada um possa observar as vivências do outro”, explica o consultor do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag), Paulo Carrara, acrescentando que a troca de experiências ajuda a tornar a equipe mais homogênea.
O Colegiado Gestor é um comitê composto por representantes de todas as áreas produtivas do hospital. Ali, cada um tem voz para opinar e propor ações gerenciais, que depois serão avaliadas pela diretoria Executiva da FHS.
“Notamos que antes da criação do projeto de Colegiado Gestor o trabalho dentro da unidade estava descentralizado. Com o colegiado, a equipe ficou melhor integrada e com isso melhoramos os fluxos de serviços e as relações de trabalho. A conseqüência imediata deste esforço está na melhoria dos serviços prestados cotidianamente dentro do hospital”, avaliou Adelmo Macedo Júnior, superintendente do Hospital Regional São Vicente de Paula, em Propriá.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seminário promove troca de experiências entre gestores da FHS – Fotos: Bruno César/FHS